Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Hospital de Santa Maria garante atendimento a quem se desloque às urgências

22 jan, 2021 - 19:05 • Lusa

Fonte hospitalar diz que a longa fila de ambulâncias com doentes que aguardam para ser atendidos na urgência Covid-19 “é a prova que o hospital continua aberto e a tentar receber toda a gente”.

A+ / A-

Veja também:


O Hospital Santa Maria garante resposta a todos os doentes que se deslocam às urgências, disse hoje à Lusa fonte oficial do Centro Hospitalar Lisboa Norte, sublinhando que a urgência não Covid-19 está a funcionar normalmente.

“A urgência não Covid-19 está a funcionar de forma regular, não tem ambulâncias, não tem esperas. Portanto, quem precisar de vir ao hospital deve vir, não se pode quebrar essa confiança entre o doente e o hospital”, que “garante reposta a todos”, afirmou a mesma fonte.

Sobre a longa fila de ambulâncias com doentes que aguardam para ser atendidos na urgência Covid-19 do Hospital Santa Maria, afirmou que “é a prova que o hospital continua aberto e a tentar receber toda a gente”.

“Temos aqui várias ambulâncias que vêm, por exemplo, da zona Oeste, que está muito pressionada, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, também fechou ao CODU, e o hospital tem uma urgência dimensionada para responder à população de uma região” e neste momento já extravasa essa fronteira.

A mesma fonte adiantou que, devido ao “aumento exponencial nos últimos tempos”, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) tem vindo a adaptar as estruturas em termos de urgência e de internamento para doentes com Covid-19.

No final da próxima semana deverá estar já a funcionar o alargamento da urgência, que vai permitir quase duplicar a sua capacidade, passando de 30 para mais de 50 doentes em simultâneo.

“A resposta de internamento, quer em Unidade de Cuidados Intensivos, quer em enfermaria, está a ser adaptada também em função daquilo que é a enorme pressão”, sublinhou.

Esta pressão, sustentou, “tem-se avolumado e os mais de 10 mil casos diários começam agora refletir-se e a chegar aos hospitais”.

Portugal registou hoje o maior número de mortes (234) desde o início da pandemia, e 13.987 casos de infeção com o novo coronavírus, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Os dados referem que há 5.779 pessoas internadas, mais 149 do que na quinta-feira, das quais 715 em unidades de cuidados intensivos, mais 13.

Devido à Covid-19, já morreram em Portugal 9.920 pessoas dos 609.136 casos de infeção confirmados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+