Tempo
|
A+ / A-

​Processo de destituição de Trump chega ao Senado na segunda-feira

22 jan, 2021 - 20:41 • Redação com Reuters

Republicanos queriam mais tempo para preparar a defesa do ex-presidente, mas os democratas deram andamento ao processo.

A+ / A-

A Câmara dos Representantes vai fazer chegar ao Senado, já na próxima segunda-feira, o processo de destituição do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

O líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, tinha pedido mais tempo para prepararem a defesa de Trump, mas os democratas vão já avançar com a nova fase do processo depois de o “impeachment” ter sido aprovado na Câmara do Representantes.

O novo presidente do Senado, o democrata Chuck Schumer, anunciou esta sexta-feira que o processo de Trump vai dar entrada na segunda-feira, mas não avançou uma data para o início do julgamento.

“A Câmara dos Representantes vai entregar o artigo de destituição ao Senado. O Senado vai conduzir um julgamento de impeachment a Donald Trump. Será um julgamento completo e justo”, declarou Chuck Schumer.

Em causa neste segundo processo de destituição contra Trump está o alegado envolvimento do ex-presidente na invasão ao Capitólio, a 6 de janeiro, por um grupo de apoiantes. Cinco pessoas morreram em resultado do ataque.

O processo de destituição funda-se na 25ª emenda - que nunca tinha sido invocada - que prevê a remoção de um Presidente por incapacidade e foi espoletado pela invasão do Capitólio na semana passada por apoiantes de Trump, depois de este os ter instigado a resistir à certificação da eleição de Joe Biden que decorria no Congresso. Os congressistas concluíram que o Presidente é culpado de "incitar à insurreição".

Trump tornou-se na semana passada no primeiro Presidente da história dos Estados Unidos a ser destituído duas vezes pela Câmara dos Representantes e será o primeiro a ser julgado no Senado já depois de abandonar o cargo.

Para o "impeachment" receber a luz verde final terá que contar com o apoio de, pelo menos, 17 dos 50 senadores republicanos.

Depois, será necessário realizar outra votação para impedir que Donald Trump se possa voltar a candidatar a Presidente dos Estados Unidos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+