Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais 2021

Presidenciais "deviam ter sido adiadas", defende Rui Rio

21 jan, 2021 - 19:02 • Redação

Líder do PSD pede ao Governo que garanta a segurança da participação eleitoral dos portugueses, assegurando que não se repetem as filas de domingo de passado no voto antecipado.

A+ / A-

O presidente do PSD considera que o adiamento das eleições seria uma medida de “bom senso”, atendendo à evolução da pandemia em Portugal.

Numa conferência de imprensa, convocada para reagir à decisão do Governo de suspender as aulas durante 15 dias, Rui Rio lembrou que o adiamento do ato eleitoral não significaria, necessariamente, que "a democracia ficava suspensa".

"As eleições deviam ter sido adiadas", sugeriu o líder social-democrata, ao mesmo tempo que apelou à participação dos eleitores, pedindo, também, ao Governo para que garanta a segurança da participação eleitoral dos portugueses, assegurando que não se repetem as filas de domingo de passado no voto antecipado.

Rui Rio diz esperar que o Governo garanta que "as coisas estejam organizadas de tal maneira que permita que as pessoas possam votar em segurança, ou seja, mesas suficientes para que as pessoas possam manter a distância e não se formem filas na rua, como nós vimos no domingo passado".

Ventura apedrejado. "A polícia existe para impor a ordem"

Comentando os acontecimentos desta quinta-feira à tarde em Setúbal, em que a comitiva do candidato presidencial do Chega, André Ventura, foi apedrejada à saída de um comício no Cinema Charlot, Rui Rio condenou os manifestantes, recusou a ideia de uma escalada de violência nestas presidenciais e defendeu a intervenção da polícia.

"Não temos nenhuma escalada, até porque as eleições terminam amanhã, cada vez mais cada vez há mais vento, portanto, certamente que na rua não vai acontecer grande coisa. Agora, não condeno em nada a polícia, bem pelo contrário. A polícia existe para impor a ordem. O que a polícia fez foi impor a ordem a alguns que não sabem comportar-se num país democrático", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    22 jan, 2021 Madeira 17:09
    Adiadas para quando? Para quando haver imunidade de grupo? O Dr Rio, sabe quando vou ser vacinádo? Em 2022, logo sem vacinação massiva, será sempre um perigo haver ajuntamentos. Agora, o voto eletrónico já devia estar no terreno, isso sim.

Destaques V+