Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não esqueça o guarda-chuva. Depressão Hortense afeta Portugal até sexta-feira

21 jan, 2021 - 08:00 • Lusa

IPMA prevê um aumento da intensidade do vento, chuva e agitação marítima forte.

A+ / A-

Até sexta-feira, Portugal continental vai ser afetado por chuva e vento forte e agitação marítima devido à passagem de sistemas frontais associados à depressão Hortense.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisa que os efeitos desta depressão e de uma outra, sem nome atribuído e de menor atividade, serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento, chuva e agitação marítima forte.

De acordo com o IPMA, que cita o serviço meteorológico de Espanha AEMET, a depressão Hortense, vai localizar-se hoje a 500 quilómetros a noroeste da Corunha e aproximar-se da costa Norte da Galiza na madrugada de sexta-feira.

Hoje e sexta-feira, os sistemas frontais associados a estas duas depressões irão continuar a originar precipitação forte no continente, em especial no litoral Norte e Centro. "Os valores acumulados serão da mesma ordem de grandeza dos que ocorreram durante a passagem do sistema frontal associado à depressão Gaetan" na terça e quarta-feira.

Ventos fortes e ondas motivam avisos

Devido a esta situação, está previsto no continente vento do quadrante oeste com períodos de maior intensidade na madrugada e manhã de sexta-feira com rajadas que poderão atingir os 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral a norte do Cabo Raso e 120 km/h nas terras altas.

A previsão aponta para uma diminuição para ondas com 4 a 5 metros no final do dia de sexta-feira.

Na sequência desta previsão, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco sob aviso laranja entre as 21h00 de hoje e as 6h00 de sexta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou também os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Viseu e Aveiro sob aviso amarelo entre as 9h00 de hoje e as 3h00 de sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva passando a aguaceiros, por vezes fortes acompanhados de trovoada.

Toda a costa portuguesa (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) está sob aviso amarelo até às 21h00 de sexta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+