Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 em Portugal

DGS alerta para números falsos da pandemia que circulam nas redes sociais

21 jan, 2021 - 12:14

O alerta foi deixado pela Direção-Geral da Saúde, na conta oficial do Twitter. Os números que foram divulgados nas redes sociais dão conta de um aumento superior a 19 mil casos, esta quinta-feira.

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde divulgou uma nota, esta quinta-feira, que alerta para a desinformação que circula das redes sociais sobre a evolução da pandemia em Portugal.

De acordo com a autoridade de saúde nacional “os números que estão a circular nas redes sociais relativamente aos casos de Covid-19 em Portugal são falsos”.

Durante esta manhã, vários utilizadores partilharam publicações que dão conta de um aumento superior a 19 mil casos, nas últimas 24 horas.

“A informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação", acrescentou a Direção-Geral da Saúde, num comunicado, divulgado na conta oficial do Twitter.

Já na passada quarta-feira houve quem afirmasse que teriam morrido 290 pessoas por Covid-19, no país. O boletim da DGS, divulgado no mesmo dia, desmentiu a informação.

O último boletim diário da Direção-Geral da Saúde, publicado ontem, dá conta de 219 mortes e 14.647 novos casos de Covid-19. Estes números representam novos máximos diários, quer de vítimas mortais, quer de novas infeções.

Pode acompanhar os dados oficiais e atualizados da pandemia no dashboard da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    21 jan, 2021 Leiria 14:07
    “A informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação", Verificar, ou MARTELAR. Desde que "esta gente" afirmou que a Covid 19 era uma simples gripe, que as máscaras transmitiam falsa segurança e essas pessoas ainda estão na DGS, ainda querem que eu acredite nelas ? NÂO.

Destaques V+