Tempo
|
A+ / A-

Iraque

Duplo ataque suicida faz pelo menos 32 mortos em Bagdad

21 jan, 2021 - 09:40 • Redação com agências

A última explosão do género aconteceu há dois anos, em janeiro de 2018, pouco depois da derrota do Estado Islâmico. UE condena "ataque bárbaro" e manifesta apoio às autoridades iraquianas.

A+ / A-

Um duplo ataque suicida matou pelo menos 32 pessoas e feriu mais de 110 num mercado em Bagdad, no Iraque, esta quinta-feira.

Até ao momento, as explosões ainda não foram reivindicadas.

Este tipo de ataques têm sido eventos raros na capital iraquiana desde a derrota do Estado Islâmico, em 2017. A última explosão do género aconteceu há dois anos, em janeiro de 2018.

As forças armadas iraquianas dizem que dois atacantes com coletes armadilhados fizeram-se explodir entre uma multidão de pessoas, num mercado apinhado na Praça Tayaran, no centro da cidade, avança a agência Reuters.


“Ataque bárbaro”. UE condena atentado no centro de Bagdade

A União Europeia (UE) condenou hoje veementemente o "ataque bárbaro e sem sentido", que provocou dezenas de vítimas mortais, e reiterou o seu "pleno apoio às autoridades iraquianas no combate ao extremismo e terrorismo".

Em comunicado divulgado esta tarde, em Bruxelas, o porta-voz do Serviço Europeu de Ação Externa aponta que a UE "condena veementemente o ataque bárbaro e sem sentido que abalou o centro de Bagdad hoje de manhã, ceifando numerosas vidas e ferindo muitos iraquianos".

"A UE transmite as suas condolências às famílias das vítimas e reitera o seu total apoio às autoridades iraquianas na luta contra o extremismo e o terrorismo. A União Europeia continuará a apoiar firmemente o Iraque e o seu povo em prol da segurança e estabilidade do país", conclui o comunicado do porta-voz do corpo diplomático da UE, liderado por Josep Borrell.

Médicos e agentes da polícia referem que o número de vítimas mortais pode aumentar significativamente porque muitas das vítimas transportadas para os hospitais apresentam ferimentos muito graves.

O Ministério da Saúde anunciou, entretanto, que os hospitais da capital estão mobilizados para receber os feridos.

O major-general Tashin al-Khafaji, porta-voz do Comando de Operações Conjunto do Iraque, que inclui as forças iraquianas, disse que um primeiro atacante começou a dizer aos gritos que se encontrava mal de saúde fazendo com que as pessoas se juntassem à volta dele e nesse momento fez espoletar o engenho explosivo que transportava. Um segundo atacante fez-se explodir pouco depois.

"Isto é um ato terrorista levado a cabo por uma 'célula adormecida' do [grupo extremista] Estado Islâmico", disse al-Khafaji.

[Notícia atualizada às 18h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+