Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Alemanha avisa que pode voltar a fechar fronteiras. Reforço de medidas "é inevitável"

21 jan, 2021 - 08:20 • Sofia Freitas Moreira com agências

A Alemanha volta a registar mais de mil óbitos por Covid-19 e 20.398 contágios, em 24 horas, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch (RKI).

A+ / A-

Veja também:


A Alemanha pode voltar a fechar fronteiras para os países vizinhos, se o ritmo das infeções diárias por Covid-19 não abrandar. A informação é avançada pelo porta-voz do Governo alemão, esta quinta-feira de manhã.

Em declarações ao canal estatal ARD, Helge Braun disse, de acordo com a agência Reuters, que era importante conseguir controlar os níveis de infeções, para que os países se possam proteger de novas variantes mais transmissíveis do vírus.

“O perigo é quando as infeções aumentam num país, essa mutação torna-se numa variante maioritária e, depois, já não é possível controlar a infeção”, descreveu Braun. “Portanto, a intensificação das medidas nas nossas fronteiras internas é inevitável, e como ninguém quer isso, é importante que atuemos em conjunto agora”.


NÚMERO DE CASOS POR PAÍS EUROPEU:

A Alemanha volta a registar mais de mil óbitos por Covid-19 e 20.398 contágios, em 24 horas, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch (RKI).

As autoridades sanitárias contabilizaram 1.013 vítimas mortais e 20.398 contágios por SARS CoV-2, esta quinta-feira.

Por outro lado, no conjunto da Alemanha, a incidência acumulada nos últimos sete dias situa-se em 119,0 casos por cada 100 mil habitantes, a mais baixa desde o dia 1 de novembro.

Na última semana, registaram-se 98.946 contágios a nível nacional. O RKI indica que existem, esta quinta-feira, 276.400 casos ativos.

No total, o país soma 49.783 mortos e 2.088.400 contágios desde o início da pandemia.

O número máximo de casos registou-se no passado dia 18 de dezembro com 33.777 novas infeções.

Na quinta-feira passada contabilizou-se o maior número de óbitos em 24 horas: 1.244 óbitos.

O pico da incidência ocorreu no passado dia 22 de dezembro com 197,6 novas infeções por cada 100 mil habitantes durante o período de uma semana.

O número de pacientes com covid-19 nas unidades de cuidados intensivos ascendia na quarta-feira a 4.836, dos quais 2.777 precisam de respiração assistida, de acordo com os dados da Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos.

A chanceler alemã, Angela Merkel e os chefes de governo regionais decidiram na terça-feira prolongar até ao dia 14 de fevereiro as atuais restrições da atividade pública, incluindo a suspensão de aulas presenciais, devido à propagação das novas mutações do novo coronavírus.

Na Alemanha foi decidido o uso obrigatório de máscaras de proteção sanitária FFP2 nos transportes públicos e estabelecimentos comerciais e a extensão do teletrabalho sempre que seja possível.

Desde o passado mês de novembro que está suspensa na Alemanha a atividade nos locais de divertimento, desporto, cultura e de restauração e as escolas permanecem encerradas desde meados de dezembro assim como o comércio não essencial.

Desde o dia 26 de dezembro, o número de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 na Alemanha ascende a 1.254.760 e 42.670 já foram inoculadas pela segunda vez.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+