Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS confirma que esclarecimento sobre falsos positivos no Sporting não chegou a tempo do jogo com o Porto

20 jan, 2021 - 10:34 • Redação

A resposta requerida ao laboratório pela Autoridade Regional de Saúde, sobre os testes de Nuno Mendes e Sporar, não chegou em tempo útil. Sporting vai apresentar queixa do diretor clínico da Unilabs-Portugal na Ordem dos Médicos.

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclarece, em comunicado, que a informação sobre os testes realizados a Nuno Mendes e Sporar, com resultado falso positivo, não chegou "em tempo útil" para uma validação da autoridade de saúde local, no sentido de permitir o regresso dos dois jogadores à atividade.

"A autoridade de saúde territorialmente competente, a quem cabe determinar as medidas, solicitou por escrito ao diretor médico da Unilabs-Portugal informação sobre se os resultados analíticos dos dois jogadores que estavam a ser avaliados constituíam falsos positivos, não tendo obtido resposta em tempo útil", informa a DGS.

O atraso na comunicação foi relatado pelo presidente do Sporting, após o jogo com o FC Porto, na terça-feira à noite. Numa comunicação aos jornalistas, em Leiria, Frederico Varandas lamentou que tenha havido uma alteração dos procedimentos e acusou a DGS de fazer exigências adicionais na manhã do jogo com o FC Porto, da meia-final da Taça da Liga.

"Tínhamos informação da ARS de que os jogadores podiam treinar e jogar se o treinador assim entendesse. Acontece que hoje [terça-feira] de manhã, não sei porquê, o documento onde o laboratório afirmava que havia falsos positivos já não chegava para a DGS, ao contrário da ARS. Queriam que o laboratório emitisse um documento em que dizia que houve um erro", informo o dirigente máximo leonino.

A ARS terá enviado um e-mail, às 13h30 de terça-feira para o laboratório, a pedir que a expressão "falso positivo" fosse mudada para "erro laboratorial". A resposta não enviada a tempo da utilização dos atletas, como disse Varandas e confirma agora a DGS.

O presidente do Sporting reforçou que "cidadãos nesta condições podem voltar a trabalhar" e vai apresentar queixa do diretor clínico da Unilabs-Portugal na Ordem dos Médicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+