Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

SNS. PS apela à Ordem dos Médicos para reconhecer clínicos formados na Venezuela

20 jan, 2021 - 19:34 • José Pedro Frazão

Uma centena de profissionais de saúde luso-venezuelanos estão em Portugal a trabalhar noutras áreas sem ser Medicina por não terem habilitação concedida pela Ordem. José Luis Carneiro e Paulo Rangel estão de acordo num apelo à "flexibilidade" das instituições de forma a que esses clínicos reforcem a resposta de saúde neste momento crítico para Portugal.

A+ / A-

Veja também:


O PS pediu esta quarta-feira à Ordem dos Médicos para reconhecer os cerca de 100 profissionais de saúde formados na Venezuela e que estão em Portugal a desempenhar outras profissões, não podendo reforçar o combate à pandemia de Covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O apelo do Secretário-geral adjunto do José Luís Carneiro foi deixado no programa "Casa Comum" da Renascença.

"Era muito importante que houvesse aqui uma abertura da Ordem dos Médicos e de outras instituições para conseguirmos reconhecer cerca de 100 profissionais luso-venezuelanos na área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e outras áreas do conhecimento, para podemos contar com eles, porque se encontram no nosso país para reforçar a capacidade de resposta do próprio Serviço Nacional de Saúde", exorta o deputado e número dois do aparelho socialista.

O apelo merece a concordância de Paulo Rangel que pede flexibilidade no reconhecimento destes profissionais a quem o eurodeputado do PSD associa "perfeitas capacidades" para ajudar a combater a pandemia em Portugal. Noutro plano, Rangel admite o fecho das escolas - "não sei se todas" - acentuando que se tivesse acontecido um encerramento das actividades lectivas para alunos a partir dos 15 anos "ou eventualmente até aos 12" teria sido possível salvar o encerramento das escolas das crianças mais novas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paula Cristina Da Si
    28 jan, 2021 Estarreja 20:18
    Sou um médica venezuelana, especializada em medicina comunitária e pediatra, disponível para trabalhar para os portugueses face à pandemia em que vivemos. Só precisamos que os Médicos Luso venezuelanos sejam reconhecidos para poderem exercer a nossa profissão, ajudem-nos porque estamos aqui para o ajudar. obrigada

Destaques V+