Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Rui Rio pede a Costa que encerre escolas já na quinta-feira

20 jan, 2021 - 18:40 • Redação com Lusa

“Faço-lhe um apelo público para que determine o encerramento das escolas”, escreve o líder do PSD ao primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, a partir de quinta-feira, como forma de conter a epidemia de Covid-19.

“Faço-lhe um apelo público para que determine o encerramento das escolas” a partir de quinta-feira, escreve Rui Rio, em comunicado, no seguimento das notícias de que Costa “vai repensar, ainda hoje, a questão das aulas presenciais”.

"Desde o início que o PSD tem facilitado ao Governo todos os instrumentos de que ele necessita para o combate à pandemia, apesar de ele pouco nos querer ouvir", na "possibilidade de adiamento das eleições, nem sequer no encerramento das escolas a partir do 6.º ano", acusa Rio.

“O Governo decretou um confinamento muito permissivo, sendo que o funcionamento pleno das escolas é o caso mais evidente dessa permissividade”, alega Rui Rio, que cumpre hoje o último dia de confinamento profilático por contacto com uma pessoa infetada.

"Se o comportamento político que tenho tido nesta grave crise nacional algum respeito lhe merece, espero que pondere com o seu sentido da responsabilidade este meu apelo", conclui o líder social-democrata.

Esta quarta-feira, o Presidente da República adiantou que o Governo poderá decidir sobre o encerramento das escolas já "nas próximas horas", estando prevista uma reunião para o final do dia entre as ministras de Estado e da Presidência e da Saúde com epidemiologistas.

Portugal voltou a atingir esta quarta-feira um novo máximo de infeções e mortes por Covid-19 desde o início da epidemia em Portugal, em março do ano passado. Entre ontem e hoje morreram 219 pessoas e 14.647 foram diagnosticadas com a doença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+