Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Marcelo diz que decisão sobre escolas “deve ser tomada nas próximas horas”

20 jan, 2021 - 17:12 • Redação

As ministras de Estado e da Presidência e da Saúde reúnem-se com epidemiologistas hoje, ao fim da tarde, numa altura em que Portugal continua a registar novos máximos diários.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que uma decisão sobre manter abertas ou encerrar as escolas “deve ser tomada nas próximas horas”.

O candidato presidencial às eleições de domingo falava numa ação de campanha no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que há dois indicadores relevantes que devem ser tidos em consideração, nomeadamente a progressão da variante inglesa da Covid-19 em Portugal e o seu efeito nas escolas.

"Há dois dados importantes que podem e devem ser ponderados : o peso maior da variante britânica – tudo indica que está com um peso maior na sociedade portuguesa e tem um efeito multiplicador enorme -, segundo efeito, da contaminação nas escolas, independentemente daquilo que elas têm feito ao longo do tempo em termos de disciplina sanitária.”

“Estas duas realidades, dentro da ponderação que se faz a cada momento, podem e devem ser ponderadas e essa ponderação deve acompanhar a evolução dos acontecimentos, dos dados disponíveis e ver se justifica ou não, na sequência dessa ponderação, haver uma decisão ainda antes da semana que vem”, sublinhou o Presidente da República.

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, a partir de quinta-feira, como forma de conter a epidemia de Covid-19.


As ministras de Estado e da Presidência e da Saúde reúnem-se com epidemiologistas hoje, ao fim da tarde, numa altura em que aumenta a pressão para o encerramento das aulas presenciais do terceiro ciclo e do secundário.

O primeiro-ministro, António Costa, que se encontra em Bruxelas, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, reunir-se-à com as ministras de Estado e da Presidência e da Saúde logo após chegar a Lisboa esta noite.

Na terça-feira, durante o debate sobre política geral na Assembleia da República, António Costa admitiu a possibilidade de se proceder a um encerramento de escolas caso fique demonstrado que a variante inglesa do novo coronavírus, que é mais contagiosa, se está a tornar dominante nos estabelecimentos de ensino.

Numa altura em que Portugal atravessa a pior fase da pandemia, Manuel Carmo Gomes adianta que a nova variante do SARS-CoV-2, inicialmente detetada no Reino Unido, está a aumentar em Portugal.

De acordo com o relatório do INSA, submetido na página virological.org, a proporção da variante aumentou a um ritmo de 70% por semana, o que leva os investigadores a assumir que, se assim se mantiver, a proporção de casos da nova variante pode atingir os 60% na primeira semana de fevereiro.

O boletim diário da Direção-Geral da Saúde indica que, nas últimas 24 horas, registaram-se mais 219 mortes e 14.647 novos casos de Covid-19. Estes números representam novos máximos diários, quer de vítimas mortais, quer de novas infeções.

O número de internamentos está à subir desde 1 de janeiro, dia em que estavam internadas 2806 pessoas.

Desde o início da pandemia morreram em Portugal 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Covid-19 por região

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+