Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Confinamento

Covid-19. Sindicato do MP pede que julgamentos e diligências sejam suspensos

20 jan, 2021 - 21:46 • Lusa

No entender do sindicato, os recentes números de infeções pelo SARS-COV-2 e o aumento exponencial de doentes Covid-19 são "extremamente preocupantes e exigem medidas imediatas"

A+ / A-

Veja também:


O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) defendeu esta quarta-feira a suspensão de todas as diligências e julgamentos durante o estado de emergência, realizando-se apenas os atos processuais urgentes, num regime similar ao da passada primavera.

"Face ao estado atual da pandemia [de Covid-19], não faz sentido continuar a mobilizar milhares de pessoas para se deslocarem aos tribunais ou aos serviços do MP, a fim de realizarem diligências ou julgamentos. Há tribunais com átrios e salas de julgamento cheios de pessoas, sem que estejam asseguradas as condições de desinfeção, distanciamento e arejamento dos espaços. Na quase totalidade dos tribunais nem sequer é medida a temperatura à entrada. É necessário que o Governo tome medidas urgentes", diz o SMMP, em comunicado.

No entender do SMMP, os recentes números de infeções pelo SARS-COV-2 e o aumento exponencial de doentes Covid-19 são "extremamente preocupantes e exigem medidas imediatas", tanto mais que em Portugal "o grau de contágio é agora dos mais elevados do mundo".

"Há que tomar medidas rapidamente, sob pena de caminharmos para a catástrofe. Conforme entendem os especialistas, só com um confinamento mais rigoroso é possível reverter a escalada da pandemia no país. Não conseguiremos parar as cadeias de contágio, se continuarmos a fazer a mesma vida que tínhamos antes. É preciso reduzir a atividade ao mínimo, até a resposta do Serviço Nacional de Saúde estabilizar", acrescenta o SMMP, presidido por António Ventinhas.

O sindicato revela que diariamente tem conhecimento de "um número cada vez maior de magistrados e funcionários judiciais infetados" pelo novo coronavírus.

"As imagens de hospitais sobrelotados e o número de mortos diários são sinais extremamente preocupantes. Face ao estado atual da pandemia, não faz sentido continuar a mobilizar milhares de pessoas para se deslocarem aos tribunais ou aos serviços do MP", insiste o SMMP, motivo pelo qual defende que "deveriam ser suspensas todas as diligências e julgamentos pelo prazo em que durar o estado de emergência", realizando-se apenas os atos urgentes, à semelhança do que aconteceu na primeira vaga da pandemia

O SMMP alerta contudo que "não foi sequer previsto no atual quadro regulamentar a possibilidade alargada de recurso a meios de comunicação à distância para a realização de diligências", lembrando que o Governo "não ouviu os organismos representativos das magistraturas e dos funcionários" sobre a matéria.

"O que resultou demonstrado após a paragem ocorrida em março é que os tribunais (magistrados judiciais e do Ministério Público e funcionários) foram capazes após a reabertura de desenvolver os esforços necessários para recuperação das diligências que ficaram suspensas. A saúde e a vida dos cidadãos é mais importante do que a estatística anual da Justiça", conclui a direção do SMMP.

Em Portugal, morreram já 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+