Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais

Cartão do Cidadão, passaporte ou carta de condução são documentos válidos para votar

20 jan, 2021 - 08:52 • Marta Grosso , Miguel Coelho (entrevista)

Governo diz-se empenhado em melhorar o serviço de renovação do cartão do cidadão, nomeadamente a parte da entrega em casa. Por causa da pandemia, o cartão do cidadão, mesmo que caducado, é válido até 31 de março.

A+ / A-

Para votar nas eleições de domingo, para a Presidência da República, pode identificar-se com um destes três documentos: cartão do cidadão, passaporte ou carta de condução. É a secretária de Estado da Justiça quem o diz, nesta quarta-feira, na Renascença.

A lei eleitoral permite ainda que, sem uma identificação, possa apresentar-se com duas testemunhas. Mas, “na situação pandémica atual, recomenda-se que, se não tiver o cartão do cidadão, leve a carta condução ou o passaporte”, documentos com fotografia.

Neste momento, segundo Anabela Pedroso, cerca de 250 mil portugueses, “no país e no resto do mundo” terão o cartão de cidadão caducado.

No programa As Três da Manhã, a secretária de Estado garante que o Governo está a corrigir algumas falhas, nomeadamente no envio do cartão por correio e no agendamento.

“Aquilo que o Governo pretende é melhorar ainda mais o serviço de entrega em casa. Por vezes, há algum atraso entre o momento em que o cidadão recebe o SMS a dizer 'vai receber em casa' e o momento que o recebe efetivamente. O que estamos neste momento a preparar é um processo que vai avisar o cidadão que amanhã ou depois de amanhã, até 48 horas, vai ter o cartão em casa. A pessoa pode organizar a sua vida para o receber presencialmente”, explica.

Quanto ao agendamento, “vai ser renovado para melhoria e torná-lo mais simples”.

“Nós temos cerca de 150 mil cartões normalmente a ser renovados todos os meses”, adianta a secretária de Estado.

Tendo em conta o momento atual, de pandemia e confinamento, o Governo decidiu manter válidos, até dia 31 de março, os cartões do cidadão que tenham caducado a partir de 24 de fevereiro de 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+