Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

​“Assim haja vacinas”. Coordenador do plano de vacinação admite dar prioridade a idosos

20 jan, 2021 - 16:57 • Pedro Mesquita

União Europeia quer ter concluída a vacinação no fim de fevereiro, início de março, de 80% das pessoas a partir dos 80 anos e, no verão, de 70%.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, diz que “será exequível” tornar os idosos prioritários se houver vacinas disponíveis.

“Será exequível, assim haja vacinas”, disse Francisco Ramos à Renascença, sem, no entanto, querer gravar declarações.

A posição é assumida depois do primeiro-ministro António Costa ter admitido que o plano nacional podia ser revisto para incluir como prioritários os idosos com mais de 80 anos.

Esta mudança pretenderá contribuir para que a União Europeia alcance as metas estabelecidas de ter concluída a vacinação no fim de fevereiro, início de março, de 80% das pessoas a partir dos 80 anos e, no verão, de 70% da população adulta na Europa.

Portugal registou esta quarta-feira mais 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim revela também que estão internadas 5.493 pessoas internadas, mais 202 do que na terça-feira, das quais 681 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 11, dois valores que também representam novos máximos da fase pandémica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • oswaldo da Motta
    20 jan, 2021 S- Pedro do Estoril 22:50
    Se 20% dos homens Infetados e 16% das mulheeres, se na UTI tem certeza do Óbito, porque o 'Costinha' só agora na Assembleia da UE vai aceitar isto como um FACTO? Queria 'guardar' as vacinas para dar 2a. dose a Burocratas ???

Destaques V+