Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Frederico Varandas acusa DGS de mudar regras em cima do Sporting-FC Porto

19 jan, 2021 - 22:32 • Redação

Presidente do Sporting garante que Nuno Mendes e Sporar não têm Covid-19 e critica a DGS. [em atualização]

A+ / A-

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, acusou, esta terça-feira, a Direção-Geral de Saúde (DGS) de fazer exigências adicionais na manhã do jogo com o FC Porto, da meia-final da Taça da Liga.

Numa declaração aos jornalistas, no final do encontro, Varandas contou que, quando o Sporting foi notificado de que Nuno Mendes e Sporar tinham dado falsos positivos, a Autoridade Regional de Saúde (ARS) pediu apenas a documentação a prová-lo e uma declaração do diretor clínico do laboratório a confirmar. A papelada terá sido entregue em tempo útil. Contudo, quando o caso passou para a DGS, antes do jogo com o FC Porto, as regras terão mudado, o que acabou por impedir que o Sporting utilizasse os dois jogadores.

"Tínhamos informação da ARS de que os jogadores podiam treinar e jogar se o treinador assim entendesse. Acontece que hoje [terça-feira] de manhã, não sei porquê, o documento onde o laboratório afirmava que havia falsos positivos já não chegava para a DGS, ao contrário da ARS. Queriam que o laboratório emitisse um documento em que dizia que houve um erro", relatou o dirigente máximo leonino.

Laboratório não respondeu a tempo do jogo


A ARS terá enviado um e-mail, às 13h30 desta terça-feira, para o laboratório, a pedir que a expressão "falso positivo" fosse mudada para "erro laboratorial". Segundo Varandas, tal ainda não sucedeu:

"O jogo já foi e ainda não houve resposta e, neste jogo de palavras entre um laboratório que assume que há um falso positivo e a DGS que de manhã exigiu isto, ao contrário da ARS, o Sporting viu-se privado, mais uma vez, de dois jogadores que não são Covid. São falsos positivos. Cidadãos nestas condições podem voltar a trabalhar."

Mais um "azar" do Sporting, de acordo com Frederico Varandas, para quem o primeiro foram dois falsos positivos, algo que tem 1% de probabilidade de acontecer: "Se fizermos as contas, numa amostra de 30 testes, o Sporting teve dois falsos positivos, o que é muito azar. Não é azar, é muito azar. Mas entendemos que pode acontecer."

"Eu sou médico e posso afirmar inequivocamente que os jogadores Nuno Mendes e Sporar não tem Covid-19", sublinhou Varandas.

Nuno Mendes podia ter defrontado o Rio Ave


Frederico Varamdas contou ainda que, pelos vistos, Nuno Mendes até poderia ter jogado com o Rio Ave, visto que nem sequer estava inscrito no SINAVE, plataforma de registo de casos do novo coronavírus:

"Temos um laboratório que assume que teve falso positivo e nem sequer inscreveu o jogador no SINAVE. Ou seja, não havia nenhuma razão para o Nuno Mendes não participar no jogo com o Ro Ave. A ARS achou estranho, mas libertou depois o Sporar do SINAVE."

Varandas virou-se, ainda contra o diretor clínico, que terá afirmado que não tinha havido qualquer erro laboratorial e que nem sabia do casos dos supostos falsos positivos de Nuno Mendes e Sporar.

"Podem dizer que o Sporting joga mal, mas há uma coisa que não admito: porem em causa a honestidade dos médicos que trabalham no Sporting. Vamos fazer uma queixa na Ordem dos Médicos contra o diretor clínico do Unilab. Não negoceio valores", frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+