Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. BE insiste na requisição civil e critica “hipocrisia” de quem tenta “atirar culpas”

19 jan, 2021 - 16:18 • Lusa

“O que os privados estão a pôr ao serviço do país por acordo não chega a 8% da sua capacidade", diz catarina Martins.

A+ / A-

A coordenadora do BE voltou hoje a apelar diretamente ao primeiro-ministro para que use a requisição civil para ajudar o SNS, criticando ainda a “hipocrisia” de quem tenta “atirar culpas” no momento mais grave da pandemia no país.

“Quando os privados depois de meses de negociação não são capazes de por a disponibilidade do estado sequer 10% da sua capacidade, se não é agora que os requisitamos, quando? Quando temos hospitais de campanha do SNS que não podem abrir porque não têm profissionais suficientes, mas há profissionais e instalações no privado e não os requisitamos agora, senão agora, quando? Quando?”, questionou a deputada.

Catarina Martins falava no plenário no primeiro debate do ano com o primeiro-ministro sobre política geral, na Assembleia da República, onde voltou a insistir na necessidade de requisitar toda a capacidade hospitalar instalada no país, num dia em que Portugal voltou a bater recordes, com 218 mortos por covid-19.

A bloquista argumentou ainda que “o que os privados estão a pôr ao serviço do país por acordo não chega a 8% da sua capacidade, são apenas 800 camas não covid e 80 camas covid”, rematando para António Costa: “não chega senhor primeiro ministro, não chega”.

Mas Catarina Martins abriu a sua intervenção, depois de o primeiro-ministro ter ouvido bastantes críticas do líder da bancada social-democrata, criticando a “hipocrisia” de quem tenta “atirar culpas”.

“Tivemos divergências nos vários momentos e a democracia não pára sobre o que fazer, mas é uma imensa hipocrisia tentarmos atirar culpas de um lado para o outro como se alguém aqui tivesse uma solução milagrosa para o que está a acontecer”, atirou, reparo que mereceu reação por parte de alguns deputados do PSD.

Catarina Martins garantiu que é importante discutir divergências ,“mas o que a responsabilidade nos pede neste momento não é o passa culpas mas sim o debater as soluções”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Assim
    20 jan, 2021 Não vamos lá! 09:36
    "Onze contra onze e no fim, ganha a Alemanha"... Debates estéreis, onde uns tentam culpar os outros, os outros defendem-se falando no que os acusadores fizeram, e assistimos a um jogo de passa-culpas, donde não saem soluções

Destaques V+