Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

"Pressão avassaladora". Enfermaria e UCI de Vila Franca de Xira com ocupação máxima

19 jan, 2021 - 18:58 • Lusa

Unidade tem 146 doentes infetados com o novo coronavírus e destes, 134 estão em enfermaria - mais oito doentes do que a capacidade prevista - e 12 em Cuidados Intensivos, a capacidade máxima prevista.

A+ / A-

Veja também:


A pressão dos doentes com Covid-19 no Hospital de Vila Franca de Xira tem sido “avassaladora”, existindo uma ocupação máxima das camas na Unidade de Cuidados Intensivos e superior à prevista em enfermaria, disse esta terça-feira fonte hospitalar citada pela Lusa.

Às 16h00 desta terça-feira estavam internados naquela unidade hospitalar 146 doentes infetados com o novo coronavírus e destes, 134 estavam em enfermaria (mais oito doentes do que a capacidade prevista) e 12 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), representando a capacidade máxima prevista.

A mesma fonte acrescentou que ao Hospital de Vila Franca de Xira “têm chegado sobretudo” pacientes com SARS-CoV-2 e que a pressão sobre o serviço “tem sido avassaladora”, existindo a necessidade de colocar mais camas do que aquelas que estavam previstas.

Várias unidades hospitalares do país têm dado conta nos últimos dias de uma situação de rutura nos serviços, devido à pressão de doentes internados com Covid-19.

No sentido de dar resposta às necessidades, alguns hospitais estão a transferir doentes para outras unidades de saúde ou a aumentar o número de camas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+