Portugal com mais de 2 mil mortes em excesso nos últimos 7 dias, o pior registo da UE

19 jan, 2021 - 15:08 • Joana Gonçalves

Portugal é o único país da União Europeia com excesso de mortalidade “extraordinariamente elevado”, de acordo o EuroMOMO, sistema europeu de monitorização de mortalidade.

A+ / A-

A mortalidade em Portugal tem vindo a aumentar, desde o início do ano, e atingiu um pico no dia 11 de janeiro, com 661 óbitos em apenas 24 horas, o maior número de mortes diárias desde que há registo.

De acordo com Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO) da Direção-Geral da Saúde (DGS), o país apresenta uma mortalidade “muito acima do esperado”.

Nos últimos sete dias foram registados mais 2.151 óbitos que o expectável. Apenas 49% das mortes em excesso são atribuídas à Covid-19, o que deixa 51% por explicar.

Na segunda semana do ano, o EuroMOMO, sistema europeu de monitorização de mortalidade, aponta um excesso de mortalidade “extraordinariamente elevado” em Portugal.

O país apresenta o maior excesso de mortes de toda a União Europeia e é o único dos 27 que integra a classificação mais alta da escala.

O último relatório da Escola Nacional de Saúde Pública revela que, no mês de dezembro, ao contrário do que está a acontecer em janeiro, não se verificou um excesso de mortalidade, “possivelmente devido aos esforços do SNS para recuperar o nível do atendimento aos utentes não-Covid-19".

Esforços que foram interrompidos depois de, no passado dia 13 de janeiro, a ministra da Saúde, Marta Temido, ter enviado um despacho aos hospitais para suspender a atividade não urgente e proceder ao adiamento da atividade cirúrgica programada de prioridade normal ou prioritária, desde que não implique risco para o doente.

O presidente Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, João Gouveia, tinha já alertado, em entrevista à Renascença, para a falta de camas no Serviço Nacional de Saúde e garantiu que há escolhas difíceis que já estão a ser feitas nos hospitais.

"Neste momento, também temos um aumento da mortalidade, o que tem a ver, entre outras coisas, com as dificuldades de tratamento. Temos muitos doentes, mais graves e dificilmente conseguimos acomodá-los nas melhores condições", disse .

Já esta segunda-feira, as Administrações Regionais de Saúde deram conta de alarmantes taxas de ocupação do SNS. Com o número de internamentos por Covid-19 acima dos cinco mil, há hospitais no limite da capacidade de resposta.

Na região Norte, há dois hospitais com taxa de ocupação de 100%, em unidades de cuidados intensivos (UCI): o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e o Centro Hospitalar De Trás-Os-Montes E Alto Douro.

De acordo com a mesma atualização, enviada à Renascença, há ainda outras três unidades hospitalares com taxas de ocupação superiores a 90%. São elas o Hospital de Braga, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e o Centro Hospitalar Universitário de São João.

Fonte da ARS do Norte adianta, também, que as camas complementares que resultam dos acordos e convenções com os setores privado, social e militar estão com "taxas de ocupação próximas dos 100%".

Também na região Centro a capacidade de resposta para doentes com Covid-19 aproxima-se do limite, com uma taxa de ocupação de 93% em enfermaria e 89% em UCI.

No Centro Hospitalar Universitário do Algarve a taxa de ocupação das unidades de internamento Covid-19 atingiu os 80%, quer em enfermaria quer em cuidados intensivos.

Fonte da ARS do Algarve adianta, em resposta à Renascença, que “será vital ver o impacto que as novas medidas de prevenção tomadas a nível nacional terão sobre esta tendência, uma vez que, caso esta tendência de aumento da necessidade de internamento se mantenha nos próximos dias e semanas, isso será uma situação preocupante”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    19 jan, 2021 évora 15:27
    Os jovens Portugueses que vejam ao vivo como decisões políticas mal concebidas tal como a origem das guerras , tornam-se depois no genocídio do povo inocente . Os políticos tratam o povo como objetos de uso e propriedade sua .

Destaques V+