Tempo
|
A+ / A-

Covilhã

Covid-19. Centro Hospitalar Cova da Beira atingiu capacidade máxima nos cuidados intensivos

19 jan, 2021 - 19:43 • Lusa

UCI tem oito camas para doentes Covid, quatro para não Covid e estão, nesta altura, todas ocupadas. 97 doentes estão internados em enfermarias dedicadas ao novo coronavírus e no último sábado, o Centro Hospitalar da Cova da Beira abriu mais uma ala, aumentando a capacidade máxima para 125 vagas.

A+ / A-

Veja também:


O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, tem todas as camas de cuidados intensivos ocupadas e já aumentou as vagas em enfermaria para doentes Covid-19.

Em resposta esta terça-feira à agência Lusa, o CHUCB explica que

O CHUCB explica ainda que o plano de contingência já se encontra no último nível e que a capacidade instalada está bastante "limitada".

"No CHUCB a capacidade instalada não está esgotada mas está bastante limitada. Não podemos esquecer que isto é um processo contínuo, sendo a única alternativa à presente situação a realização de uma gestão de altas muito cuidadosa, rigorosa, que atenda naturalmente à evolução clínica dos doentes internados para podermos ter alguma rotatividade e assim conseguir garantir camas [vagas] para a população que temos, acolhendo todos os doentes que delas precisem, Covid ou não Covid", refere.

Entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, esta unidade de saúde tem "51 profissionais ausentes", seja por situação de infeção ou em isolamento profilático e os constrangimentos estão a ser ultrapassados com "muita flexibilidade e esforço redobrado dos que se mantêm em funções", aponta.

Apesar de estar perto do limite, o CHUCB também tem estado a dar apoio à rede do Serviço Nacional de Saúde, tendo acolhido "cerca de uma dezena e meia" de doentes com Covid-19 provenientes de outros hospitais de diferentes pontos do país.

Lembrando que, nesta altura, é difícil aumentar a capacidade existente porque não há recursos humanos disponíveis para contratar, o CHUCB reitera a importância de todos seguirem as recomendações das entidades de saúde para evitar a propagação do vírus.

"Mais importante que as medidas do Governo e a capacidade dos hospitais é o comportamento das pessoas em sociedade. Se todos contribuirmos, se houver bons exemplos evitamos a rotura dos hospitais, caso contrário não haverá camas nem hospitais que cheguem para as necessidades crescentes", frisa, na mesma nota, o presidente do Conselho de Administração do CHUCB, João Casteleiro.

A pandemia da Covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+