Tempo
|
A+ / A-

Rússia

Quem é Alexei Navalny, o homem que dá dores de cabeça a Vladimir Putin?

19 jan, 2021 - 19:17 • Reuters

O maior e mais famoso crítico de Kremlin, neste momento, teve meses a ser tratado em Berlim por causa dos efeitos de envenenamento com a neurotoxina Novichok. Apesar dos riscos de detenção, voltou para a sua pátria e agora aguarda julgamento.

A+ / A-

Alexei Navalny é neste momento o crítico mais notório do Governo de Vladimir Putin, na Rússia. Recentemente foi alvo de uma tentativa de envenenamento, mas sobreviveu e regressou do tratamento, na Alemanha para o país que o viu nascer, ciente dos riscos. Está neste momento em detenção enquanto aguarda julgamento.

Como é que se tornou conhecido?

Navalny, que tem 44 anos, é conhecido pelas suas investigações sobre casos de corrupção, que são depois transmitidos no seu canal de YouTube e vistos por milhões de pessoas. Entre os seus apoiantes tornou-se já comum referir-se ao partido Rússia Unida, de Putin, com o termo com o qual o batizou, “o partido dos corruptos e dos ladrões”.

Chegou a fazer parte do partido liberal Yabloko, da oposição, mas as suas posições consideradas demasiado nacionalistas e a sua defesa de restrições à imigração levaram à sua expulsão em 2007.

Em 2011, quando se registaram protestos depois de uma eleição considerada fraudulenta pela oposição, foi um dos primeiros líderes dos manifestantes a ser detido.

Tem tido atividade política?

Em 2013 candidatou-se pela oposição à presidência da Câmara de Moscovo, tendo recebido 27% dos votos, apesar de praticamente não ter recebido cobertura dos media estatais, mas acabou por perder para Sergei Sobyanin, que tinha o apoio do Governo.

Desde então tem sido impedido de se candidatar a cargos políticos por uma série de razões, que afirma serem empolados pelo Kremlin. Sem o palco da política, tem usado as suas redes sociais para mobilizar os seus muitos seguidores, na maioria jovens.

Segundo a Reuters, Putin e o Kremlin fazem questão de nunca pronunciar o seu nome.

Porque é que foi detido?

Navalny tem sido detido diversas vezes por organizar manifestações públicas e julgado repetidamente por acusações que afirma serem de natureza política.

Em 2013 foi condenado a cinco anos por corrupção mas a sentença acabou por ser suspensa após recurso. Em 2014 recebeu nova sentença, também suspensa, de três anos e meio por desvio de fundos. Agora está novamente detido por alegadamente violar os termos da sentença de 2014.

Como é que tem sido tratado?

Em 2016 Navalny e os seus apoiantes foram atacados fisicamente por vários homens quando visitavam o sul da Rússia. Em 2017 foi atacado duas vezes e uma delas ficou temporariamente cego de um olho depois de lhe ter sido lançado uma tinta verde antissética à cara.

Em agosto do ano passado, no regresso de uma viagem à Sibéria, Navalny sentiu-se indisposto, obrigando o piloto a fazer uma aterragem de emergência, sem a qual teria certamente morrido. Foi transportado para Berlim, onde recebeu tratamento contra uma neurotoxina identificada como Novichok, um veneno desenvolvido na União Soviética.

Uma investigação levada a cabo por vários meios de comunicação social afirmou ter identificado uma equipa de assassinos dos FSB, os serviços secretos da Rússia, herdeiros da KGB. Confrontado com este facto Putin descartou a informação dizendo que “se alguém o quisesse envenenar tinham acabado com ele”.

Formado em Direito e Finanças

Navalny nasceu a 4 de junho de 1976 e cresceu a cerca de 100 km de Moscovo, em Obninsk. É formado em Direito e passou algum tempo nos Estados Unidos, ligado à Universidade de Yale.

Também tem o curso de Finanças e comprou participações em algumas das maiores empresas da Rússia por forma a ter acesso aos seus relatórios financeiros para poder exigir maior transparência.

É Casado com Yulia Navalnaya, com quem tem uma filha e um filho.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+