Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Alemanha prolonga confinamento até meados de fevereiro

19 jan, 2021 - 22:01 • Lusa

​"Todos os nossos esforços para conter a propagação do vírus estão a enfrentar uma séria ameaça", realça Merkel.

A+ / A-

Veja também:


A chanceler Angela Merkel e os governadores dos 16 estados da Alemanha decidiram esta terça-feira prolongar o confinamento em vigor até meados de fevereiro e receiam que as recentes mutações da Covid-19 aumentem o número de casos.

A taxa de infeção naquele país estabilizou-se nos últimos dias, o que pode significar que as restrições em vigor estão a ser eficazes na redução dos contágios.

A entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha registou hoje 11.369 novos casos do novo coronavírus e 989 mortes, o que sobe para 47.622 o número total de óbitos, noticía a agência AP.

No entanto, o aumento de novas infeções na Grã-Bretanha e Irlanda, que estarão relacionados com uma variante do vírus mais contagiosa, deixou as autoridades alemãs preocupadas com a hipótese desta mutação se espalhar rapidamente, caso as medidas não fossem prolongadas ou mesmo endurecidas.

Merkel e os governadores já agendaram para a próxima semana uma nova reunião.

"Todos os nossos esforços para conter a propagação do vírus estão a enfrentar uma séria ameaça", realçou a chanceler alemã, em declarações aos jornalistas em Berlim, referindo-se à nova mutação da Covid-19.

Além de prolongar o encerramento dos restaurantes, lojas e escolas até 14 de fevereiro, as autoridades acordaram também em exigir à população a utilização das máscaras FFP2 ou KN95, consideradas mais eficazes, nos transportes públicos e nas lojas.

As autoridades pretendem ainda exigir aos patrões que permitam o teletrabalho aos empregados, sempre que possível, para evitar contágios em contexto de trabalho.

O governador do Estado da Saxónia, Michael Krretschmer, região que até recentemente registava os maiores índices de infeção no país, destacou que é importante reduzir ainda mais o número de novos casos.

“Atualmente vemos na Grã-Bretanha o que acontece quando há uma mutação, os números explodem”, sublinhou, em declarações ao canal noticioso ‘ntv’.

Os profissionais de saúde têm exigido um prolongamento ou mesmo o endurecimento das medidas de confinamento, visto que muitos hospitais ainda se encontram no limite, com as unidades de cuidados intensivos sobrelotadas em alguns pontos do país.

“As medidas atuais para limitar os contatos sociais parecem estar a surtir efeito", apontou a responsável da associação de médicos Marburger Bund, Susanne Johna, em declarações à agência de notícias DPA.

Susanne Johna realçou que estas medidas devem ser mantidas para reduzir ainda mais o número de infeções.

“Precisamos urgentemente de mais alívio", alertou.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+