Tempo
|
A+ / A-

Vacinação generalizada no Japão não é requisito para realizar Tóquio2020

19 jan, 2021 - 11:25 • Lusa

O arranque dos Jogos Olímpicos, adiados para 2021, está agendado para 23 de julho.

A+ / A-

O porta-voz do Governo do Japão, Katsunobu Kato, disse, esta terça-feira, que a vacinação contra a Covid-19 de forma generalizada no país não é um requisito obrigatório para a realização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão.

Segundo Kato, que prestava declarações na conferência de imprensa diária, o comité que trabalha a gestão pandémica no âmbito do evento olímpico "está a investigar formas para que os Jogos sejam seguros sem contar com a vacina, por exemplo através dos testes necessários e controlo de comportamentos".

Segundo o porta-voz, este grupo "vai estudar as medidas necessárias mediante a existência de vacinação e sem ela", reafirmando, uma vez mais, a vontade governamental de realizar o evento.

Japão comprometido em realizar os Jogos

Na segunda-feira, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, garantiu que o Japão continua comprometido em realizar os Jogos Olímpicos, apesar do número crescente de casos de Covid-19 no mundo.

"Vamos preparar os Jogos, como prova de que a Humanidade ultrapassou o novo coronavírus", disse Suga, num discurso de abertura de uma sessão parlamentar.

A mensagem, de resto, tem sido a que o Governo japonês repete quando questionado sobre o tema, mesmo face a uma terceira vaga da pandemia de Covid-19 que o país asiático, bem como outros territórios mundiais, enfrenta atualmente.

O arranque de Tóquio2020 está agendado para 23 de julho, daqui a pouco mais de seis meses, com as questões e dúvidas a levantarem-se cada vez mais quanto à capacidade de realizar um evento desta envergadura em pleno período pandémico, e com uma opinião pública japonesa favorável a novo adiamento ou cancelamento, segundo sondagens recentes.

Na última semana, o ministro com a pasta da Reforma Administrativa e Regulatória, Taro Kono, disse que o futuro dos Jogos podia seguir "em qualquer direção", tornando-se no primeiro membro do executivo de Suga, que chegou ao cargo em setembro de 2020, a colocar a realização em dúvida.

A 8 de janeiro, o Japão decretou um novo estado de emergência, em vigor em 11 das 47 prefeituras do país, nas quais está concentrada mais de metade da população e perto de 80% dos contágios contabilizados.

Cerca de 40% dos mais de 320 mil casos e 4.500 mortes atribuídas à Covid-19 foram confirmadas no último mês.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+