Tempo
|
A+ / A-

Lançada “tecnologia inovadora” que acaba com o sabor a rolha

19 jan, 2021 - 10:27 • Redação

Um "marco histórico". É assim que a Corticeira Amorim classifica o desenvolvimento de ambas as inovações.

A+ / A-

A Corticeira Amorim anunciou o lançamento de duas novas tecnologias, que permitem eliminar o sabor a rolha do vinho.

Segundo a nota enviada à redação, a “Naturity” foi desenvolvida para remover o TCA detetável das rolhas naturais, ou seja, o gosto a rolha. Já a “Xpür” visa criar um novo segmento de rolhas microaglomeradas, com a qual a empresa espera “conseguir uma redução de vários milhões de unidades na quantidade de rolhas plásticas descartáveis no mundo”.

Estas inovações são classificadas pela empresa como um “marco histórico”.

Para António Amorim, CEO da Corticeira Amorim, “estas tecnologias resultam de robustos investimentos financeiros, tempo e dedicação em I&D por parte da nossa equipa. Apesar dos obstáculos que 2020 colocou no caminho de todos, conseguimos cumprir a promessa feita de que íamos conseguir um desempenho de TCA não detetável em todos os segmentos de rolhas de cortiça até ao final do ano. Este é o nosso compromisso para com os nossos 30. 000 clientes em todo o mundo – para garantir a qualidade e consistência dos seus produtos e assegurar que a preferência dos consumidores pela cortiça só possa ficar mais forte.”

A investigação para desenvolver a tecnologia “Naturity” iniciou-se em 2016 com a NOVA School of Science and Technology e “baseia-se nos princípios da dessorção térmica através de uma utilização, exclusiva e não sequencial, de pressão, temperatura, água purificada e tempo. Nenhum elemento artificial é usado no processo, o que facilita a extração de mais de 150 compostos voláteis, incluindo o TCA”, explica a mesma nota.

Por seu lado, a tecnologia “Xpür”, foi desenvolvida para estender o desempenho de TCA não detetável para rolhas microaglomeradas. Vai aperfeiçoar “a aplicação convencional de CO2 supercrítico, desenvolvida há várias décadas, e redesenha e atualiza o conceito, com a tecnologia do século XXI. A nova e inovadora abordagem da Corticeira Amorim usando este sistema utiliza apenas 25% da energia e apenas 10% do CO2 anteriormente necessário”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+