Tempo
|
A+ / A-

FC Porto

Sérgio Conceição diz que Portugal está a "facilitar" no combate à Covid-19

18 jan, 2021 - 13:17 • Redação

Treinador do FC Porto não pode contar com Otávio, Luis Díaz, Sérgio Oliveira e Evanilson para a meia-final da Taça da Liga, frente ao Sporting. Mesmo assim, confia que chegará à final.

A+ / A-

Sérgio Conceição não pode contar com vários jogadores para a meia-final da Taça da Liga, frente ao Sporting, devido à Covid-19. O treinador do FC Porto alarga o problema ao país inteiro e afirma que, em Portugal, tem havido facilitismo no combate à pandemia.

Depois de Otávio, que não pôde defrontar o Benfica, no campeonato, o FC Porto ficou sem Luis Díaz, Sérgio Oliveira e Evanilson. Questionado sobre isso, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, Sérgio lembrou que este "é um problema não só do futebol".

"Em Portugal estamos a sofrer e, na minha opinião, também a facilitar um pouquinho. Os jogadores são extremamente profissionais, nós sabemos qual é o comportamento deles, mas no país em si os números que temos não são nada bons. Temos todos de meter a mão na consciência, perceber que não se deve olhar para este problema como algo menor. É algo difícil de ultrapassar e todos os cuidados são poucos para nos protegermos e protegermos os outros. Estamos a facilitar neste sentido", afirmou o treinador do FC Porto.

Parar o futebol não seria a melhor opção, na opinião de Sérgio: "Há pessoas que decidem o que fazer e o melhor para este desporto e neste momento a situação é esta. Não sei se parar seria a solução, muito sinceramente, mas que afeta muito as equipas também é verdade."

"Não é fácil" competir assim


Sérgio não poderá, agora, contar com três jogadores importantes, mais Evanilson, além do castigado Mehdi Taremi. O técnico "gostaria de contar com todos" e admite que "não é fácil preparar um jogo nestas circunstâncias", tão "dependente da zaragatoa":

"Quando pensamos e definimos algo e depois na véspera afinal não podemos contar com três elementos que normalmente fazem parte do onze, pelo menos dois, fica mais difícil. Ter 15 a 16 jogadores, incluindo os jogadores que estiveram 10 dias em casa, infetados, e fizeram agora um treino, são as condições ideais para jogar uma meia-final da Taça da Liga? Não, mas temos de aceitar e ir à luta."

Nesse sentido, Sérgio Conceição garante ter confiança nos jogadores que vão preencher as vagas dos infetados frente ao Sporting.

"O Sporting é líder do campeonato, uma equipa com muita juventude e ambição. Percebe-se bem a dinâmica que tem, porque faz parte do pensamento do treinador. É fácil interpretar a forma como joga, mas difícil de contrariar se não estivermos bem no jogo. Estamos prontos para o jogo, apesar de todas as condicionantes. Estamos limitados, vamos para a frente com os que temos. Vamos encarar o jogo para ganhar e para estar na final", afiançou o técnico portista.

Obstáculos à saúde dos atletas


Sérgio Conceição também assinalou que o calendário está "muito apertado", em virtude de o FC Porto continuar em todas as provas.

"Temos mais cinco jogos em relação ao Sporting, são muitos jogos. Estamos em todas as competições, como queremos estar, mas tem sido desgastante", reconheceu o treinador dos dragões.

Outro problema é o clima: os relvados congelados, como o do Vitória de Guimarães-Farense, que teve de ser adiado, ou "muito pesados", como o do jogo do FC Porto frente ao Nacional, da Taça de Portugal, colocam em risco a integridade física dos jogadores.

De qualquer forma, Sérgio Conceição está confiante de que o FC Porto conseguirá bater o Sporting e apurar-se para a final da Taça da Liga: "Se não estiver confiante, não estou aqui a fazer nada."

O Sporting-FC Porto está marcado para terça-feira, às 19h45. Relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+