Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19. Marcelo diz que houve falha na “antevisão da terceira vaga”

18 jan, 2021 - 11:23 • Cristina Nascimento

Marcelo Rebelo de Sousa falava no debate das rádios que juntou seis candidatos a Belém.

A+ / A-
Todos contra Marcelo, o ausente Ventura  e os erros da pandemia. O essencial do último debate
Todos contra Marcelo, o ausente Ventura e os erros da pandemia. O essencial do último debate

Veja também:


O Presidente da República e recandidato às eleições desde mês, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que houve uma falha na antevisão da terceira vaga da pandemia.

“Houve, por um lado, a não antevisão da terceira vaga no tempo propriamente dito, a concentração no caso da Grande Lisboa e houve a sensação de que não iam ser necessários tantos recursos privados e sociais quanto aquilo que acabou por ser necessário a partir, sobretudo, do crescimento dos casos em dezembro e em janeiro”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, durante o debate organizado pelas rádios Renascença, Antena 1 e TSF com seis candidatos às presidenciais.

Durante o debate, Marcelo revelou, ainda, que "prevê-se para sexta-feira desta semana qualquer coisa como 700 a 800 internados em cuidados intensivos, ao ritmo de 10/11/12/13 mil casos por dia e cerca de 3.800/5.000 internados".


Todos contra Marcelo, o ausente Ventura  e os erros da pandemia. O essencial do último debate
Todos contra Marcelo, o ausente Ventura e os erros da pandemia. O essencial do último debate

Numa altura em que o país atravessa a pior fase desde o início da pandemia, o Presidente e candidato anuncia que vão ser abertas novas unidades e criadas mais camas para acolher mais doentes com Covid-19.

"Vai abrir agora, na quarta-feira, mais uma unidade de recuo na Cidade Universitária [em Lisboa], vão abrir reforços dentro do Serviço Nacional de Saúde em termos de camas, com dificuldades muitas vezes de equipas", explicou.

Marcelo Rebelo de Sousa pronunciou-se ainda sobre a ideia de requisição civil dos privados para ajudar na resposta à pandemia.

O atual Presidente da República disse que a ideia que os privados têm capacidade para dar resposta aos doentes com Covid-19 é errada e que, até agora, “não foi necessária”.

Aliás, “a capacidade dos privados está neste momento perto do limite”, disse Marcelo Rebelo de Sousa no debate das rádios para as eleições presidenciais do próximo domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    18 jan, 2021 PORTUGAL 22:33
    HOUVE FALHA? Vitorino Silva não FALHOU. Ele ALERTOU com muito tempo de ANTECEDÊNCIA. Agora escusam de CHORAR e LAMENTAR.
  • Anónimo
    18 jan, 2021 Lisboa 15:59
    Terceira vaga? Quando é que a segunda acabou?
  • Filipe
    18 jan, 2021 évora 15:58
    Sacudir água do capote até o pastor de ovelhas sabe fazer ... São responsáveis pelo extermínio de molhares de inocentes em Portugal , nem Salazar autorizava imensas mortes na Guerra de África . Hoje existem maiores recursos mas aquém dos cuidados prestados nas três frentes de Guerra que duraram 13 anos . Um povo comandado pela dupla genocida Marcelo/Costa . Se é para fechar que fechem , deixem-se de meias desculpas . Será que é preciso meterem as Forças Armadas a tomarem as rédeas de Portugal e evitar o aconteceu nos campos de extermínio nazis ? Com as medidas até hoje populistas e avulsas , para lá caminhais todos em passos largos .
  • Cidadao
    18 jan, 2021 Lisboa 13:11
    Ou seja, uma falha clamorosa na planificação, e incompetência a vários níveis. Quem é ou são os responsáveis? Marta Temido, Graça Freitas, António Costa. Podem vir agora dizer que foram as pessoas, mas as pessoas, não planificaram nada

Destaques V+