Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escuteiro escreve livro com prefácio do Cardeal Patriarca de Lisboa

17 jan, 2021 - 15:08 • Ana Lisboa

"Noites de Campo" surge nesta altura de pandemia, em que os escuteiros tiveram que alterar "profundamente" as suas atividades e rotinas, devido às restrições impostas pelas medidas de saúde.

A+ / A-

O livro "Noites de Campo" foi escrito por Pedro Saraiva Ferreira, Chefe do Agrupamento 900 no Monte Abraão, concelho de Sintra. Reflete a sua experiência de cerca de 40 anos como escuteiro católico.

Aborda "temas especificamente escutistas, como seja um conjunto de reflexões sobre o sistema de patrulhas, a ferramenta pedagógica estruturante de toda a metodologia escutista, questões sobre a vida ao ar livre e sobre a extraordinária vida em campo, com as suas múltiplas dimensões. E reflete também outros temas da vida cristã em geral, como a sexualidade, como o celibato, como questões da fé, de Deus, enfim, não sendo questões exclusivamente escutistas, como é óbvio, são abordadas num contexto e num âmbito especificamente escutista".

O livro tem prefácio de outro escuteiro, D. Manuel Clemente. O Cardeal Patriarca de Lisboa, com ligações ao movimento escutista, é escuteiro desde 1964. Daí ter surgido esta ideia "em conversa com o nosso pároco e assistente de Agrupamento, o padre Abel, já que D. Manuel Clemente também é escuteiro. E, portanto, ter a possibilidade de um livro sobre escutismo ter o prefácio escrito pelo nosso Cardeal Patriarca, isso garantiria à partida um interesse acrescido em relação ao livro".

Quem quiser comprar, o livro está à venda na Loja Escutista de Lisboa e também nas plataformas online de duas livrarias bem conhecidas.

Ainda no ativo como chefe de escuteiros, Pedro Saraiva Ferreira tem duas filhas que lhe seguiram os passos. "Elas sempre viram o Pai como chefe de escuteiros e, naturalmente, também se foram envolvendo neste modo de vida diferente que é ser escuteiro".

Neste tempo de pandemia, tem havido muitas limitações impostas pelas medidas de saúde. Por exemplo, "as nossas rotinas e as nossas atividades alteraram-se profundamente. E aquilo que vai sendo possível fazer vai alternando entre os momentos online e outros presenciais na sede, na paróquia, com pequenos grupos".

Admite que a "única atividade que envolve todo o grupo e que tem um caráter semanal é a Missa de Agrupamento".

Pedro Saraiva Ferreira reconhece que é difícil habituar-se "a este novo normal", para quem "o escutismo é um movimento de proximidade, é um movimento de relação e comunhão. E aquilo que vamos podendo ir fazendo, não passa de uma estratégia para minimizar danos e irmos mantendo algum contacto com os miúdos e entre nós, chefes e animadores das secções. Obviamente nunca será algo que se possa sequer comparar com aquilo que fazíamos anteriormente e que, no fundo, caracteriza verdadeiramente o espírito e a mística escutista".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+