Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Corpo Nacional de Escutas desafia "Muda o Chip" com São Paulo

17 jan, 2021 - 15:14 • Ana Lisboa

Iniciativa destina-se aos jovens com idades entre os 18 e os 22 anos.

A+ / A-

Para ocupar os jovens nesta altura de pandemia, o Corpo Nacional de Escutas apresenta a iniciativa "Muda o Chip".

Vai começar este mês, uma vez que a 25 de Janeiro comemora-se a "conversão de S. Paulo", o Patrono da quarta secção dos escuteiros, que são jovens com idades entre os 18 e os 22 anos, para quem esta proposta se destina.

O que se pretende é proporcionar momentos de reflexão individual que os leve, "à semelhança de S. Paulo, a mudarem o chip sempre que descobrirem que a direção está errada".

Cristina Pinheiro, a coordenadora da equipa nacional desta secção diz que a intenção é que os jovens "encontrem o seu caminho individual, que afirmem a sua autonomia, que se entendam a si próprios, que clarifiquem os seus princípios e se sintam seguros de si".

Esta iniciativa vai decorrer da seguinte maneira: "cada grupo local define os seus projetos de ação para os meses seguintes, de forma autónima. O que se pretende é que esta dinâmica ajude a enriquecer essa ação, de modo a estimular reflexões e atitudes que sejam positivas, não só para o grupo, mas também para a comunidade onde se inserem e onde tem lugar essa sua ação", explica esta responsável.

"Muda o Chip" vai ter 5 fases. Foi usado o acrónimo de Paulo para definir as várias etapas deste processo: "Pensa, para identificar e perceber o que é que cada um precisa de mudar. Assume, para que se comprometam com essa mudança. Une, criando laços com os outros que os ajudam nessa mudança. Levanta-te, no sentido de pôr em prática e realizando ações concretas. Ora, como diálogo consigo mesmo, numa perspetiva de profundidade e de celebração desse melhor entendimento atingido".

Resta dizer que esta atividade vai decorrer até ao fim do ano escutista, ou seja, até ao fim do Verão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+