Tempo
|
A+ / A-

Comissão de Proteção Civil de Moura apresenta proposta para encerrar escolas

17 jan, 2021 - 14:58 • Lusa

Os responsáveis locais alertam para a subida substancial (“subiram substancialmente”), na última semana.

A+ / A-

Veja também:


A comissão municipal de Proteção Civil de Moura, Beja, aprovou, por unanimidade, uma proposta de recomendação às autoridades de saúde pelo encerramento de algumas escolas por um período de 15 dias, devido à pandemia da covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a comissão explica que reuniu no sábado (incluindo os diretores dos agrupamentos de escolas) e, face à situação que se verifica no seio da comunidade escolar, levou a que fosse aprovada a proposta.

A comissão alerta para a subida substancial (“subiram substancialmente”), na última semana, do número de casos ativos e do número de pessoas em vigilância ativa nos estabelecimentos de ensino de escola de Moura e de Amareleja.


CASOS DE COVID-19 POR REGIÃO

De acordo com o documento, a comissão propõe que sejam encerrados em Amareleja todos os níveis de ensino na escola sede, mantendo-se em funcionamento as escolas polo (1.º ciclo e pré-escolar) de Póvoa de São Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração.

Já em Moura, a proposta recomenda o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino do 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário, assim como o encerramento da Escola Profissional de Moura, mantendo-se em funcionamento os estabelecimentos do 1.º ciclo e pré-escolar.

No comunicado, a comissão indica ainda que, nesta altura, o Agrupamento de Escolas de Moura conta com “oito casos ativos” de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, “sete turmas e 16 professores em vigilância ativa / isolamento”.

“No Agrupamento de Escolas de Amareleja, verificam-se nove casos ativos de covid-19; sete turmas e 18 professores em vigilância ativa / isolamento”, lê-se no documento.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.022.740 mortos resultantes de mais de 94,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.709 pessoas dos 532.416 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+