Tempo
|
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Luís Miguel Ribeiro e o confinamento

Decidir Europa

Luís Miguel Ribeiro e o confinamento

16 jan, 2021 • José Bastos


Presidente da AEP analisa os desafios colocados às empresas pela pandemia.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) subscreve as medidas de apoio às empresas e ao emprego anunciadas no âmbito do novo confinamento, mas alerta para "limitações e exigências" e para a urgência de "acelerar" a sua execução.

O presidente da associação Luís Miguel Ribeiro afirma em comunicado que as medidas anunciadas pelo ministro da Economia "embora não sejam completamente novas, vão no sentido do que a AEP tem vindo a defender: o reforço, a extensão e a aceleração na execução".

Por outro lado, a AEP salienta que, "num contexto em que as empresas estão muito mais fragilizadas e em pior situação económica e financeira do que estavam no início de 2020, é imperativo que as medidas cheguem rapidamente às empresas, sob pena do seu encerramento definitivo, com impactos muito negativos no emprego e na criação de riqueza".

"O país não pode negligenciar que este novo confinamento surge num período de recessão profunda da atividade económica, após uma quebra estimada do PIB em 2020 em torno de 8%, praticamente o dobro da queda estimada para a economia mundial", lembra Luís Miguel Ribeiro.

Para a AEP, é por isso "fundamental antecipar as verbas da 'bazuca' europeia, que ascende a 57,9 mil milhões de euros" (se acrescida dos valores por executar do Portugal 2020), num total de "mais de cinco mil milhões de euros/ano durante uma década, que são agora absolutamente necessários".

Paralelamente, o presidente da associação empresarial considera "urgente atuar no domínio das cadeias de contágio, com um rastreamento mais célere dos contactos, atendendo a que 87% das cadeias de transmissão não são conhecidas, como referem os especialistas".

No Decidir Europa, Luís Miguel Ribeiro olha para a resposta do universo das empresas à pandemia e enquanto líder da Fundação AEP, promotora do Desafio 2030, um projecto inovador nas áreas de I&DT para aumentar recursos de competências das PME.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    16 jan, 2021 Lisboa 11:57
    Qual confinamento? 3 Milhões de pessoas a circular livremente todos os dias para levar/buscar filhos à Escola, Trabalhar, fazer compras, etc. alguma vez é um confinamento? Isto é uma farsa a par de sucessivas declarações de estado de emergência, para ninguém criticar o governo que assim tem a pseudo oposição controlada no parlamento e as pessoas controladas nas ruas. Têm visto muitas manifestações / greves / protestos, nos últimos tempos? Direitos cortados e tudo controlado, como o PS gosta...