Tempo
|
A+ / A-

#VermelhoemBelém. "Insulto não diz nada sobre as mulheres, mas tudo sobre Ventura"

15 jan, 2021 - 18:54

Insultos do candidato presidencial aos adversários na corrida a Belém desencadearam um campanha de resposta nas redes sociais.

A+ / A-

Marisa Matias, a candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), considera que o insulto que André Ventura “fez às mulheres não diz nada sobre as mulheres, mas diz tudo sobre esse senhor”, mostrando-se feliz com a onda de solidariedade gerada.

Durante um comício na quarta-feira à noite, o presidente do Chega voltou a recorrer aos insultos pessoais para alguns dos seus concorrentes ao Palácio de Belém, tendo, em relação a Marisa Matias referido "os lábios muito vermelhos” da bloquista, o que gerou uma onda de solidariedade nas redes sociais sob o lema “#VermelhoemBelem”.

Para além de dirigentes, deputados e militantes bloquistas que publicaram vídeos ou fotografias com os lábios pintados de vermelho, também a opositora de Marisa Matias, Ana Gomes, fez esta manhã questão de gravar um vídeo, no carro, a pintar os lábios.


Hoje, no final de uma ação de campanha no SOS Animal, em Lisboa, a dirigente e recandidata bloquista foi questionada sobre os insultos de que foi alvo por parte de André Ventura.

“Fico mesmo muito feliz com a onda de solidariedade que se criou, não só em relação a mim, mas em relação a todos as mulheres que ainda hoje têm que ouvir este tipo de comentários”, começou por dizer.

No entanto, em relação ao comentário em si, Marisa Matias disse apenas uma frase, apesar da insistência dos jornalistas: “O insulto que esse senhor fez às mulheres não diz nada sobre as mulheres, mas diz tudo sobre esse senhor. É só isso que tenho a dizer”.


O candidato presidencial do Chega voltou esta sexta-feira ao tema. André Ventura considera que a iniciativa nas redes sociais “#VermelhoemBelém” devia defender antes a luta contra corrupção e clientelismo.

“Eu vi hoje uma campanha em Portugal sobre os lábios e sobre o bâton vermelho. Queria deixar isto muito claro: a campanha que eu gostava de ver de bâton vermelho era contra a corrupção, as esquadras de polícia abandonadas e o clientelismo em Portugal. Esse era o bâton vermelho que gostava de ver”, disse o também deputado, após uma visita ao comando distrital da PSP em Viseu.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena pandemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Força, André!
    17 jan, 2021 Viva o Chega! 13:35
    Espanta não teres invocado o #MeeToo. Aproveitas todas as ninharias para disfarçar de que não tens programa e és uma sombra do que foste nas últimas Presidenciais, certo Marisa?
  • É só desespero
    15 jan, 2021 O chão está a fugir-lhes 21:52
    Esta política, e os outros políticos do Sistema, estão um bocado desesperados por não conseguirem destruir o Ventura. Então arranjam estas ninharias, porque as taticas habituais não resultam, e dia após dia, só o estão a fortalecer.

Destaques V+