Tempo
|
A+ / A-

Vigilância a jornalistas. Marcelo considera "importante" apurar o que se passou

15 jan, 2021 - 16:02 • Lusa

"Aquilo que tenha de ser feito no quadro desse processo criminal seja feito", afirma o Presidente da República sobre os passos dados pela Procuradoria-Geral da República e parlamento.

A+ / A-

O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, considera importante que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o parlamento queiram apurar a vigilância policial a dois jornalistas que investigavam o caso e-toupeira.

"Eu não comento processos criminais em curso, mas vi na comunicação social que há uma averiguação sobre o que se passou, e isso é importante, essa iniciativa de averiguação. Primeiro, porque é uma questão já antiga. Estamos a falar de há dois anos, ou mais de dois anos, e não podemos deixar que o tempo corra e se esqueça", declarou o chefe de Estado e candidato presidencial aos jornalistas, em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava durante uma ação de campanha para as eleições presidenciais de 24 de janeiro, acrescentou: "Acho importante essa iniciativa da PGR de apurar o que se passou, como acho importante que o parlamento queira apurar exatamente o que se passou, em que termos se passou, apurado esse inquérito, essa averiguação pela PGR. E que aquilo que tenha de ser feito no quadro desse processo criminal seja feito".

Ressalvando que não quer pronunciar-se "sobre o caso concreto", Marcelo Rebelo de Sousa observou: "Como imaginam, eu percebo perfeitamente aquilo que preocupa todos, e preocupa nomeadamente a comunicação social".

"É evidente que tudo o que diga respeito ao Estado de direito democrático, e aos princípios e aos valores do Estado de direito democrático só pode preocupar o Presidente, que faz cumprir a Constituição, onde estão os direitos", disse ainda.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha sido questionado, em entrevista à Antena 1, sobre a notícia da vigilância policial ordenada por uma procuradora, sem autorização de um juiz, aos jornalistas Carlos Rodrigues Lima, da revista Sábado, e Henrique Machado, ex-Correio da Manhã e atualmente na TVI, que investigavam o caso e-toupeira.

Nessa entrevista, divulgada na quinta-feira, respondeu apenas que se trata "de uma questão já antiga, de 2018" e que "há várias interpretações jurídicas sobre a matéria", recusando fazer comentários.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+