Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Hospital de Santa Maria alarga plano de contigência

15 jan, 2021 - 19:10 • Lusa

Medida motivada pela pressão sobre o serviço de urgência dedicada a doentes respiratórios e nos internamentos Covid.

A+ / A-

Veja também:


O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai “alargar de imediato” o seu plano de contingência covid-19 devido “à grande pressão” na urgência dedicada a doentes respiratórios e nos internamentos, anunciou hoje a instituição.

Nas próximas horas será reforçada a capacidade de resposta da urgência covid com uma segunda estrutura junto à Urgência Central do Hospital Santa Maria, com capacidade para cerca de 10 doentes, adianta o centro hospitalar numa nota enviada à agência Lusa.

Assim, os atuais postos de atendimento/boxes/quartos da urgência autónoma passarão de 33 para 51 durante a próxima semana, adianta o CHULN, que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente.

A capacidade de internamento covid em enfermaria aumentará das atuais 160 para 200 camas, com abertura de uma enfermaria com cerca de 20 camas hoje e mais 20 camas noutra enfermaria que começa a funcionar no início da próxima semana.


Quanto às unidades de cuidados intensivos (UCI) covid-19, o CHULN adianta que a capacidade atual de internamento contempla 48 camas, estando previstas, em caso de necessidade, mais 10 vagas nestas unidades “num próximo passo”.

“Em pouco mais de uma semana, o CHULN somou um total de 90 camas ao seu plano de contingência covid – de um total de 160 para 250 camas, entre enfermarias e UCI -, aumento que é acompanhado também pela criação de vagas de internamento para doentes não covid”, refere o centro hospitalar.

Nas últimas 24 horas, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte tinha 200 doentes internados com covid-19, sendo que 42 destes doentes estavam em UCI.

Portugal contabilizou hoje 159 mortes, um novo máximo de óbitos relacionados com a covid-19 em 24 horas, e 10.663 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 4.560 pessoas, mais 192 do que na quinta-feira, das quais 622 em cuidados intensivos, ou seja, mais 11.

A pandemia de covid-19 já matou 8.543 pessoas em Portugal dos 528.469 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A Renascença avançou esta sexta-feira que, com o número de internamentos devido à Covid-19 a aumentar de dia para dia, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aproximam-se do limite, com uma ocupação de 91% nas camas afetas a doentes em unidades de cuidados intensivos (UCI) e 99% em enfermaria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+