Tempo
|
A+ / A-

FC Porto-Benfica

Jorge Silvério: "Aspetos mentais serão decisivos no clássico"

15 jan, 2021 - 11:49 • Pedro Azevedo

Especialista em psicologia do desporto considera que as equipas chegam ao clássico em momentos diferentes no plano mental.

A+ / A-

Em dia de clássico, Bola Branca questionou um especialista em psicologia do desporto, Jorge Silvério, para analisar o momento de FC Porto e Benfica, que se defrontam esta noite no Estádio do Dragão.

"Estão em momentos diferentes. O Benfica começou com expectativas muito elevadas pelo discurso dos dirigentes e do treinador e pelos fortes investimentos que foram feitos. Começou muito bem a época mas depois teve um momento complicado sobretudo em termos de resultados. Nesta altura, o facto do mercado estar aberto e haver jogadores contagiados pela covid-19, não ajuda", argumenta.

Sobre o FC Porto, Silvério acredita que os dragões estão num melhor momento, mas os recentes casos de covid-19 no plantel e o cansaço acumulado podem trazer consequências negativas para a equipa.

"O FC Porto está a beneficiar de menores expectativas no início e atravessa um bom momento com 16 jogos sem perder. Mas a equipa está a começar a ser influenciada pela pandemia e eventualmente a acusar o desgaste de um jogo há pouco tempo, com prolongamento, e com viagens entre o continente e a Madeira. Tem também um aspeto que me parece importante que é o espírito guerreiro instilado pelo seu treinador, Sérgio Conceição. A declaração que ele teve de ser mais uma final com o o jogo da Supertaça, vai neste sentido", refere.

Clássico sem público

O FC Porto-Benfica desta noite não terá público nas bancadas em cenário de pandemia e esse é um dado a ter em conta, porque reduz o favoritismo da equipa que joga em casa.

"A vantagem de jogar em casa baixa consideravelmente com a ausência de adeptos nas bancadas, como temos vistos nos jogos da atual temporada. Mas não deixa de ser como sempre imprevisível o resultado de clássicos desta natureza. Como dizia o Sérgio Conceição, as estatísticas não contam para nada e no meu ponto de vista, os aspetos mentais serão claramente decisivos", antevê o especialista.

FC Porto e Benfica defrontam-se esta noite, no Estádio do Dragão, às 21h00, com relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+