Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Doentes internados no hospital de Évora usufruem de visitas "online"

14 jan, 2021 - 16:00 • Rosário Silva

O projeto, do Gabinete de Comunicação e Marketing do hospital eborense já chega a todos os internamentos.

A+ / A-

Para diminuir os efeitos negativos da distância entre os doentes, as suas famílias, ou pessoas de referência, o Hospital do Espirito Santo de Évora (HESE) decidiu implementar um projeto de visitas "online".

“O projeto foi uma iniciativa do Gabinete de Comunicação e Marketing do HESE e começou por sete Serviços de Internamento: Enfermarias Covid (1 e 2), Neonatologia, Psiquiatria e Unidade de AVC, Obstetrícia e Unidade de Cuidados Intensivos COVID”, indica uma nota enviada à Renascença.

Nesta altura, já está implementado em todos os internamentos do hospital, possibilitando aos “profissionais apoiar os utentes na comunicação com os seus familiares, realizando as chamadas que permitem a visualização 'online', na tentativa de minimizar o afastamento”.

No âmbito do plano de combate à Covid-19, para garantir a segurança dos utentes e dos profissionais, as visitas, tal como a presença dos acompanhantes, “foram abruptamente reduzidas”, recorda o HESE.

Este projeto está a permitir “atenuar os efeitos dessa medida de segurança imprescindível” ao momento que se vive, “amenizando a estadia no hospital, diminuindo os níveis de ansiedade quer dos utentes, quer dos familiares, permitindo-lhes usufruir da presença virtual e da companhia uns dos outros”, lê-se.

Para colocar este projeto em curso, o Gabinete de Comunicação e Marketing do HESE, pediu a colaboração” de empresas/entidades para angariar equipamentos tablet”, tendo contado com “a valiosa e generosa participação da empresa ALTICE e da HUAWEI para o efeito, com a oferta de cinco tablets,”.

Também a Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde contribuiu “com a oferta de 11 tablets para alcançar a totalidade dos internamentos”, sublinha a mesma nota.

Ainda de acordo com a unidade hospitalar, “o contacto é sempre estabelecido em função do estado clínico do doente, da disponibilidade dos profissionais dos serviços e pré-agendado com os familiares”, abrangendo, maioritariamente, “os doentes que, por motivos clínicos, não possuam autonomia para contactar os seus familiares”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+