Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Futebol profissional não pára no novo confinamento

13 jan, 2021 - 19:10 • Redação

As I e II Ligas e o Campeonato de Portugal masculinos, a I Liga feminina e as primeiras divisões de futsal prosseguem. Todas as Federações continuam com principais escalões.

A+ / A-

O primeiro-ministro anunciou, esta quarta-feira, que as primeiras divisões de futebol e futsal não vão parar com o novo confinamento.

"A liga profissional e as ligas equiparadas às profissionais são mantidas em atividade, obviamente sem público", comunicou António Costa, na conferência de imprensa de divulgação das novas medidas restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus.

Além das I e II Ligas de futebol masculino, continuam a decorrer Campeonato de Portugal (masculino) e a I Liga feminina, assim como as primeiras divisões masculina e feminina de futsal.

Por outro lado, as segundas divisões das competições femininas de futebol feminino e de futsal, feminino e masculino, param. Ou seja, os escalões principais não profissionais não são equiparados. A continuidade da Liga Revelação continua por esclarecer.

De acordo com o decreto do Conselho de Ministros desta quarta-feira, são equiparadas a profissionais as atividades de todos os "atletas de seleções nacionais das modalidades olímpicas, da 1.ª divisão nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculino e feminino, bem como dos campeonatos internacionais". Quer isto dizer que todas as Federações continuam com os principais escalões.

Ginásios e outros recintos desportivos serão encerrados, sendo permitido apenas "exercício individual ao ar livre".

Desta vez, o futebol não pára


Relativamente ao primeiro confinamento, a grande diferença é a continuidade do desporto profissional e restantes primeiras divisões, além do Campeonato de Portugal de futebol masculino.

Em março, todo o desporto parou, inclusive as ligas profissionais de futebol. Desta vez, as primeiras divisões de todas as modalidades continuam em atividade, ainda que sem público nos recintos.

Na primeira vaga da pandemia da Covid-19, na primeira metade de 2020, a I Liga de futebol masculino foi a primeira a regressar à atividade, em maio. Desde então, os adeptos só regressaram às bancadas em jogos-teste que, com o agravamento da situação epidémica em Portugal, acabaram por não ter sequência.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+