Tempo
|
A+ / A-

​Vacinação Covid em Portugal: 82 mil pessoas já tomaram primeira dose

13 jan, 2021 - 11:01 • Cristina Nascimento

Anúncio feito pelo ministro da Administração Interna durante o debate sobre a renovação do estado de emergência até 30 de janeiro.

A+ / A-

Veja também:


O ministro da Administração Interna revelou que 82 mil pessoas já receberam, em Portugal, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Eduardo Cabrita falava no Parlamento, durante o debate sobre a renovação do estado de emergência.

A primeira fase da campanha de vacinação nacional começou a 27 de dezembro, tendo sido dada prioridade aos profissionais de saúde na linha da frente ligados ao combate ao Covid-19 e aos funcionários e utentes dos lares de idosos.

As forças de segurança também fazem parte dos grupos prioritários, mas até ao momento sem data certa para começarem a ser vacinados.

Na terça-feira chegou o primeiro lote de vacinas da Moderna que será administrado aos profissionais de saúde dos hospitais privados.

A partir de fevereiro, serão vacinadas as pessoas de idade igual ou superior a 50 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

A segunda fase arranca a partir de abril e inclui pessoas de idade igual ou superior a 65 anos e pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias: diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, hipertensão arterial, obesidade e outras doenças com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico.

Na terceira fase será vacinada a restante população, em data a determinar.

O Parlamento aprovou esta quarta-feira de manhã a renovação do estado de emergência até 30 de janeiro.

Em Portugal já morreram mais de oito mil doentes com Covid-19 – terça-feira registaram-se 155 mortes, o maior número diário – e foram contabilizados até agora mais de 496 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ver
    13 jan, 2021 para crer 14:15
    Duvido que as datas se mantenham. Acho que a 1ª fase vai estender-se até Junho. A 2ª até Dezembro e só aí arranca a 3º fase