Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clássico

Manuel Cajuda. "Há um FC Porto de compromisso e um Benfica intranquilo"

13 jan, 2021 - 12:45 • João Fonseca

A visão sobre o jogo coletivo e individual de dragões e águias, o momento e o passado recente. Clássico em análise por um dos mais experientes treinadores do futebol português.

A+ / A-

Manuel Cajuda considera que o clássico de sexta-feira apresentará um FC Porto "com ligeiro favoritismo", muito por força do que tem sido o passado recente, não apenas no confronto direto, mas, inclusive, no desempenho das equipas.

Os campeões nacionais têm revelado "um compromisso" que contrasta com "o Benfica intranquilo", e longe do que era perspetivado no arranque da temporada.

A Bola Branca, Manuel Cajuda, um dos mais experientes treinadores portugueses - acima de 500 jogos no primeiro escalão - olha para os dois emblemas e constata que o Dragão é melhor.

Sobre a questão física, depois de o FC Porto ter jogado prolongamento na Madeira com o Nacional, na terça-feira à noite, e de o Benfica ter resolvido o jogo com o Estrela, com mais poupanças, em 90 minutos, Cajuda pensa que não terá interferência significativa no desempenho dos dois conjuntos.

“O tempo de recuperação é aceitável. Tem ligeira vantagem o Benfica, já que o esforço da equipa que irá apresentar não foi elevado nas últimas horas. Mas, o que no fundo vai separar o jogo é o conteúdo, e o FC Porto tem sido melhor”, analisa o treinador.

Explicando que o fator determinante são as dinâmicas de conjunto, Manuel Cajuda dá relevância às individualidades, com destaque para Luis Diáz e Otávio, jogadores que, anota, “têm tido muita preponderância”. Nas águias, Everton Cebolinha “não tem convencido”, mas o treinador espera que “os melhores tenham melhor rendimento”.

FC Porto e Benfica somam 31 pontos, estão a quatro do líder Sporting, e um desaire, de qualquer um dos candidatos à 14.ª jornada, não colocará, defende, os objetivos em causa. No entanto, Cajuda salienta que "pode deixar alguma debilidade”.

“Este campeonato será o mais disputado dos últimos 6, 7, 8 anos. O Sporting está forte, o Braga está forte, o FC Porto está forte e o Benfica, tudo indica, que venha a ser. Até porque pior não pode fazer, tem de melhorar”, conclui Manuel Cajuda.

O FC Porto-Benfica, é às 21h00 de sexta-feira, no Dragão. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+