Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - CES 2021 - 13/01/2021
Ninu, o primeiro perfume inteligente, uma das novidades da CES 2021. Foto: DR

48k

CES 2021. Um telemóvel que se enrola, um perfume inteligente e um carro com painéis solares

13 jan, 2021 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Primeira grande feira anual de tecnologia costuma realizar-se em Las Vegas. Este ano passou a ser 100% online.

A Consumers Eletronics Show acontece sempre em janeiro, mas este ano, pela primeira vez em mais de 50 anos, o evento passou de Las Vegas a online, mas mantém a tradição de revelar várias novidades.

A edição fica marcada, como não podia deixar de ser, pela Covid, com novos produtos na área médica e cuidados a que a pandemia nos obrigou. Por exemplo, foi lançada uma máscara inteligente que analisa a qualidade do ar e um aparelho doméstico que controla parâmetros de saúde e que pode permitir a auscultação dos pulmões ou coração à distância, muito útil em teleconsultas.

E se já se falou muitas vezes de ecrãs dobráveis, na CES falou-se de ecrãs enroláveis. A LG apresentou o projeto do seu primeiro telemóvel enrolável que, diz a marca, estará no mercado até ao fim do ano.

No capítulo da mobilidade, uma das propostas mais inovadoras foi um carro elétrico com um tejadilho forrado a painéis solares.

Já no capítulo das curiosidades, foi na CES que nasceu o primeiro perfume inteligente. Chama-se Ninu e através de uma "app" de inteligência artificial, liga-se ao Pierre, um mestre virtual de perfumaria que ajuda o utilizador a criar um perfume para cada dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.