Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sereno aprova gestão dos centrais do FC Porto por Sérgio Conceição

12 jan, 2021 - 12:55 • Luís Aresta com redação

Poupança de Mbemba, a pesar no clássico. Diogo Leite está a aproveitar oportunidades. Pepe é "top". O Porto joga presença nos quartos de final da Taça com o Nacional.

A+ / A-

Henrique Sereno, antigo central do FC Porto, aprova a gestão que Sérgio Conceição está a fazer do grupo de defesas-centrais que tem no plantel, à luz do rendimento, da condição física, da relevância e da densidade dos jogos.

Em entrevista à Renascença, Sereno reconhece que "não é normal" Mbemba ficar fora de uma convocatória, até porque é o atleta mais utilizado esta época, "mas o treinador é sabe o que os jogadores estão a passar em cada momento".

O internacional congolês não viajou para a Madeira e frente ao Nacional, nos oitavos de fina da Taça de Portugal, o centro da defesa deverá ser preenchido pela dupla Diogo Leite/Pepe. A ausência de Mbemba, admite Sereno, estará relacionado com o clássico com o Benfica, marcado para sexta-feira.

"O Sérgio Conceição acha que ele [Mbemba] tem de descansar para o clássico. Para o Porto tudo tem dado certo. Cada atleta que entra tem ajudado a equipa", observa, num primeiro olhar ao desempenho de Diogo Leite, que tem sido titular com regularidade, face à ausência de Pepe, em algumas partidas, devido a problemas físicos.

"[Diogo Leite] Não tem comprometido, o que é o mais importante para um defesa. O Porto faz muito bem em dar oportunidades a este jogador", considera. Já em relação a Pepe, Sereno destaca que "é um caso único".

"Ele não precisa de nada. Foi operado e três dias depois estava a jogar e foi o melhor em campo [na Supertaça]. Para mim é um dos melhores centrais de sempre", remata.

Porto em vantagem para o clássico

Depois de defrontar o Nacional, esta terça-feira, o FC Porto recebe o Benfica, em jogo da jornada 14 da I Liga já na sexta-feira. O calendário está mais apertado, devido à "final four" da Taça da Liga que se realiza na próxima semana, em Leiria.

Em relação ao clássico, Sereno considera que "o Porto parte em vantagem". "Está melhor do que o Benfica. Vejo o Benfica com muitas dificuldades para ganhar jogos. Jorge Jesus ainda não conseguiu por a equipa a jogar à sua maneira. O Porto parte em vantagem, mas num clássico, normalmente, a equipa favorita perde", ressalva.

Antes do clássico, o Porto joga, esta noite, com o Nacional, a partir das 21h15, para os oitavos de final da Taça de Portugal. António Nobre é o árbitro de um jogo com transmissão em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+