Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

RTP confirma debate desta noite com os sete candidatos às presidenciais

12 jan, 2021 - 18:02 • Redação com Lusa

Debate esteve em dúvida após o Presidente e recandidato ao cargo ter testado positivo à Covid-19.

A+ / A-

A RTP vai realizar esta terça-feira o debate entre os sete candidatos às presidenciais, que esteve em dúvida depois de o Presidente e recandidato a Belém ter testado positivo à Covid-19. Marcelo Rebelo de Sousa vai entrar por videoconferência.

A informação foi avançada pela televisão pública em comunicado enviado às redações.

O debate presencial, o único com os sete candidatos antes das eleições a 24 de janeiro, será transmitido em canal aberto pela RTP 1 e RTP 3 (cabo), a partir das 21:55.

O teste positivo, dado que Marcelo esteve em debates televisivos, sem máscara, com todos os seus adversários, lançou a dúvida sobre a continuação da campanha eleitoral para as eleições.

A maioria cancelou as ações de campanha para hoje e Marcelo Rebelo de Sousa participou, por videoconferência, na reunião de especialistas e políticos na sede do Infarmed, em Lisboa, sobre a evolução epidemiológica.

O Presidente da República teve hoje um segundo teste negativo de diagnóstico do novo coronavírus, depois de na segunda-feira ter testado positivo, e, cerca das 15:00, aguardava orientações das autoridades de saúde.

Na segunda-feira à noite, a Presidência da República comunicou que Marcelo Rebelo de Sousa tinha realizado um teste PCR com resultado positivo, mas estava assintomático, em isolamento no Palácio de Belém, em Lisboa.

Já em isolamento, nessa noite o chefe de Estado realizou novo teste PCR, cujo resultado negativo foi conhecido hoje de manhã e, na sequência destes resultados díspares, hoje realizou um "teste confirmativo" agora divulgado, também negativo.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral começou no dia 10 e termina em 22 de janeiro.

Concorrem às eleições sete candidatos: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+