Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Pompeo cancela viagem a Bruxelas para apoiar Trump no processo de destituição

12 jan, 2021 - 18:50 • Lusa

O secretário de Estado norte-americano tinha a sua última viagem oficial marcada para esta semana, que incluía um encontro com o secretário-geral da NATO.

A+ / A-

Mike Pompeo cancelou esta terça-feira a sua última viagem ao estrangeiro como secretário de Estado norte-americano, com destino à Bélgica, para poder apoiar o Presidente Trump perante um eventual processo de destituição no Congresso.

O chefe da diplomacia dos EUA, uma das figuras mais leais do Presidente republicano cessante, decidiu ficar em Washington para facilitar uma "transição suave e ordenada" com a equipa do Presidente eleito democrata, Joe Biden, segundo um comunicado do Departamento de Estado.

Mike Pompeo deveria viajar para Bruxelas, na quarta e quinta-feira, para se encontrar com a sua homóloga belga, Sophie Wilmès, e com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, para discutir a importância das parcerias transatlânticas, frequentes vezes ameaçadas pela estratégia do Presidente Trump nos últimos quatro anos.

Contudo, a deslocação coincidiria com a provável votação, na quarta-feira na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de um segundo processo de destituição do Presidente, com Trump a ser acusado de "incitação à violência" no ataque ao Capitólio, na semana passada.

Os democratas estão a pedir ao vice-Presidente, Mike Pence, que invoque a 25.ª emenda da Constituição, para declarar o Presidente incompetente, ameaçando levar Trump a um julgamento político no Senado.

Embora Mike Pompeo tenha condenado o ataque ao Senado, nunca se demarcou politicamente do Presidente, mesmo nesta reta final de mandato, ao contrário de um número crescente de republicanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+