Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Países Baixos prolongam confinamento até 9 de fevereiro

12 jan, 2021 - 20:28 • Lusa

“Quase todos vão entender que não havia outra escolha”, diz o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

A+ / A-

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou esta terça-feira a prorrogação até 09 de fevereiro das restrições em curso nos Países Baixos para tentar travar a propagação da pandemia de Covid-19, face a um número de contágios muito elevado.

“Não acho que vá surpreender-vos muito esta noite. O confinamento foi estendido por três semanas”, anunciou Rutte, numa conferência de imprensa, estendendo para lá de 19 deste mês o fim das atuais restrições.

“Quase todos vão entender que não havia outra escolha”, acrescentou, salientando que o Governo está também a considerar a imposição de um recolher obrigatório e questionou as autoridades de saúde pública sobre a questão.

De acordo com as condições do confinamento atual, jamais imposto no país, as escolas foram encerradas, o mesmo sucedendo ao comércio não essencial, e é proibido receber mais de duas pessoas em casa.

Nos Países Baixos foram contabilizados quase 880 mil casos de infeção por Covid-19 desde o início da pandemia, e mais de 5.000 nas últimas 24 horas.

Meia centena de óbitos no mesmo período elevou o total de mortes para quase 12.500.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.945.437 mortos resultantes de mais de 90,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+