Tempo
|
A+ / A-

Presidente da República está infetado com Covid-19

11 jan, 2021 - 22:04 • Joana Azevedo Viana , Filipe d'Avillez com Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa está "assintomático" e ficará em isolamento em Belém. Agenda para os próximos dias foi cancelada, mas Presidente acompanhará reunião desta terça-feira com especialistas por videoconferência.

A+ / A-

O Presidente da República está infetado com Covid-19, foi revelado esta segunda-feira.

Na página da presidência, é adiantado que Marcelo Rebelo de Sousa soube "às 21h40" desta segunda-feira que o teste PCR deu positivo, apesar de ter "testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo".

Na sequência do teste positivo, o Presidente "cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar pela sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos" que estavam previstas para amanhã, terça-feira. Marcelo participará na reunião de amanhã à distância, por vídeoconferência.

O Presidente está "assintomático" e a trabalhar em Belém, "onde ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico", é adiantado no comunicado.

Marcelo Rebelo de Sousa, respondeu entretanto a um inquérito epidemiológico após ter testado positivo ao novo coronavírus e realizou novo teste de diagnóstico, aguardando o resultado dentro de horas.

"O Presidente da República já respondeu ao inquérito epidemiológico do Delegado de Saúde e fez um novo teste PCR, realizado pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

Estas informações já foram comunicadas ao presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde.

A notícia surge a menos de duas semanas das eleições presidenciais e depois de o assessor do Presidente da República, Paulo Magalhães, ter testado positivo à Covid-19.

No contexto das eleições presidenciais, agendadas para o dia 24 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa tem estado em contacto com praticamente todos os candidatos e alguns já se manifestaram depois de se ter sabido do teste positivo.

Ana Gomes e Marisa Matias deram conta do sucedido e desejaram melhoras a Marcelo, mas André Ventura foi mais longe e anunciou que vai fazer isolamento profilático. "O candidato André Ventura está já em isolamento profilático é assim ficará até fazer o teste e obter as indicações da DGS. Assim todas as iniciativas de campanha estão canceladas até ser conhecido o resultado do teste e as recomendações das autoridades de saúde", disse fonte da campanha à Renascença, acrescentando que "a decisão do isolamento foi do próprio candidato por uma questão de segurança".

Ana Gomes fez depois outra publicação: "Sinto-me muito bem. Não fui contactada pelas autoridades de Saúde. Seguirei as recomendações que me façam. Enquanto não fizerem, tentarei fazer o que tenho programado. Amanhã começando às 10h com reunião INFARMED online. Ignoro se será mantido o debate com todos os candidatos na RTP à noite". Contudo, pouco depois a publicação foi apagada e, alguns minutos mais tarde, substituída por outra em que já não diz que pretende fazer o seu programa normal enquanto espera ser contactada pela DGS.

Também Marisa Matias fez um segundo tweet em que diz que se sente bem e que o contacto com Marcelo foi anterior ao dia 4 de janeiro, mas que aguarda o resultado de um teste que fez esta segunda-feira, no âmbito da sua campanha.

Uma nota da sua campanha informa ainda que "daqui decorre que suspendemos a agenda presencial até resultado do teste. Este teste foi feito hoje, como estava previsto, sendo condição para as viagens previstas aos Açores e Madeira. Marisa participa amanhã na reunião do Infarmed, virtualmente, a partir de casa."

O candidato presidencial João Ferreira disse estar “tranquilo” relativamente ao facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter tido um resultado positivo, acrescentando que vai aguardar por indicações das autoridades de saúde.

“Estou tranquilo e farei aquilo que me recomendarem as autoridades de saúde. Neste momento estou absolutamente tranquilo”, disse o candidato aos jornalistas à margem de uma ação na Padaria do Povo, em Lisboa.

Questionado pelos jornalistas se tenciona alterar a agenda de campanha em função desta situação, o eurodeputado frisou que a sua campanha “foi já alterada em função da mais recente situação epidemiológica”, com cancelamentos e alteração de iniciativas.

“Vivemos num momento em que não podemos dar por garantida nenhuma programação de campanha, vamos ter de ir adaptando à evolução da situação, este é um dado que marca a evolução da situação, agora todos concordarão que não podemos também deixar que estas eleições passem ao lado dos portugueses”, declarou.

Desejando ao Presidente da República “uma pronta recuperação”, o candidato do PCP disse vai aguardar, também, pelas indicações que sairão da reunião de responsáveis políticos e especialistas prevista para terça-feira. Mais tarde, porém, João Ferreira cancelou as ações de campanha previstas para terça, nomeadamaente um encontro com a deputada socialista Isabel Moreira e uma iniciativa com a população em Almada, por causa da infeção do Presidente da República.

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte da candidatura do comunista, que não adiantou mais informações.

Também o candidato Tiago Mayan, da Iniciativa Liberal, desejou uma recuperação rápida ao Presidente.

E Vitorino Silva disse na sua conta do Facebook que tinha tomado a iniciativa de contactar a DGS, que o tranquilizou, dizendo que o seu contacto com Marcelo Rebelo de Sousa não era de risco. "Após ter conhecimento do teste positivo à Covid-19 de Marcelo Rebelo de Sousa entrei em contacto com a linha SNS24, que não considerou existir contacto de risco, visto que estive com o Marcelo na passada quinta-feira, dia 7. Desde já as suas rápidas melhoras."

Também António Costa publicou um tweet a informar que já falou ao telefone com o Presidente.

O candidato presidencial do PCP cancelou as ações de campanha previstas para esta terça-feira, um encontro com a deputada socialista Isabel Moreira e uma iniciativa com a população em Almada, por causa da infeção do Presidente da República.

“Estou tranquilo e farei aquilo que me recomendarem as autoridades de saúde. Neste momento estou absolutamente tranquilo”, disse João Ferreira aos jornalistas à margem de uma ação de campanha, na noite de segunda-feira, na Padaria do Povo, em Lisboa.

Desejando ao Presidente da República “uma pronta recuperação”, o candidato do PCP disse vai aguardar, também, pelas indicações que sairão da reunião de responsáveis políticos e especialistas prevista para terça-feira.

[Notícia atualizada às 06h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+