Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Democratas oficializam novo pedido de destituição de Donald Trump

11 jan, 2021 - 16:38 • Redação

A resolução conta com apenas um artigo: acusa Trump de "incitamento à insurreição" pela sua intervenção nos acontecimentos que levaram à invasão do Capitólio pelos seus apoiantes, na semana passada.

A+ / A-

Os democratas na Câmara dos Representantes entregaram esta segunda-feira um novo pedido de destituição do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump.

A resolução conta com apenas um artigo: acusa Trump de "incitamento à insurreição" pela sua intervenção nos acontecimentos que levaram à invasão do Capitólio pelos seus apoiantes, na semana passada, que provocou cinco mortos.

O documento que oficializa o pedido de "impeachment" do Presidente cessante destaca o papel de Donald Trump nos trágicos acontecimentos de 6 de janeiro, nomeadamente o seu discurso num comício que antecedeu a invasão do Capitólio.

O chefe de Estado, que perdeu as eleições de 6 de novembro para Joe Biden, fez declarações que "encorajaram e previsivelmente resultaram" nas ações ilegais praticadas pelos manifestantes.


Caos, violência e mortes. A invasão ao Capitólio em cinco minutos
Caos, violência e mortes. A invasão ao Capitólio em cinco minutos

Este é o segundo pedido de destituição de Donald Trump, que no início de 2020 foi absolvido de uma tentativa para influenciar a Ucrânia a investigar negócios do filho de Joe Biden na Ucrânia.

A líder da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, pediu ao vice-presidente, Mike Pence, que acione a 25.ª emenda da Constituição, que permite o afastamento do Presidente.

Se Pence não o fizer no espaço de 24 horas, então, os democratas no Congresso de Washington apresentam o projeto de destituição no plenário da Câmara dos Representantes.

A imprensa norte-americana adianta que Mike Pence não estará disponível para afastar Donald Trump.

A tomada de posse do Presidente eleito Joe Biden está marcada para 20 de janeiro.

O ex-governador republicano do estado da Califórnia e ator, Arnold Schwarzenegger, publicou, no domingo, um vídeo no Twitter onde condena o ataque ao Capitólio norte-americano, na última quarta-feira. O ator criticou Trump e comparou os episódios de violência em Washington aos crimes cometidos pelos Nazis contra os judeus.

Em vídeo viral, Schwarzenegger compara invasão do Capitólio a violência nazi contra judeus
Em vídeo viral, Schwarzenegger compara invasão do Capitólio a violência nazi contra judeus
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+