Tempo
|
A+ / A-

Astronomia

Cientistas observam pela primeira vez galáxia distante que está prestes a "morrer"

11 jan, 2021 - 16:18 • Lusa

Observação inédita pode levar a repensar o modo como as galáxias param de formar estrelas.

A+ / A-

Astrónomos observaram pela primeira vez uma galáxia distante que está prestes a "morrer", ao perder muito rapidamente gás que lhe permitiria formar novas estrelas, divulgou esta segunda-feira o Observatório Europeu do Sul (OES).

As galáxias começam a "morrer" quando param de formar estrelas, um processo cujo início os astrónomos nunca antes tinham observado numa galáxia distante.

A galáxia ID2299, a nove mil milhões de anos-luz da Terra, está a ejetar quase metade do seu gás, "combustível" que deveria ser usado para formar novas estrelas.

Segundo a equipa internacional de astrónomos que "capturou" a galáxia com o radiotelescópio ALMA, no Chile, cogerido pelo OES, o fenómeno observado pode dever-se a uma colisão da ID2299 com uma outra galáxia, o que pode levar a repensar o modo como as galáxias param de formar estrelas.

A tese que tem prevalecido é que os ventos estelares e a atividade dos buracos negros que estão no centro de galáxias com grande massa são responsáveis pela ejeção de gás para o espaço, e, deste modo, pela perda da capacidade das galáxias de formarem novas estrelas.

A pista seguida pelos astrónomos foi a ligação do gás lançado pela ID2299 com uma cauda de maré, que foi observada no momento em que estava a ser ejetada para o espaço.

As caudas de maré definem-se por "correntes alongadas de estrelas e gás que se estendem para o espaço interestelar e que são criadas quando duas galáxias se fundem", esclarece em comunicado o OES, organização da qual Portugal faz parte, assinalando que estas estruturas "são normalmente muito ténues para poderem ser observadas em galáxias distantes".

De acordo com a astrónoma Annagrazia Puglisi, da universidade britânica de Durham, que participou na investigação, "é a primeira vez" que uma galáxia "com formação estelar massiva típica do Universo distante" está "prestes a 'morrer' devido a uma ejeção massiva de gás frio".

Observações com o futuro ELT, o maior telescópio ótico do mundo em construção no Chile, e no qual empresas e cientistas portugueses estão envolvidos, irão permitir à equipa internacional de astrónomos "explorar as ligações entre as estrelas e o gás na ID2299, o que poderá dar novas pistas sobre a evolução das galáxias", adianta o comunicado do OES.

Os resultados do trabalho hoje divulgado pelo Observatório Europeu do Sul vão ser publicados na revista da especialidade Nature Astronomy.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+