Tempo
|
A+ / A-

Bombeiros começam a receber três milhões de euros para o combate à Covid-19

10 jan, 2021 - 10:28 • Redação

Transferência do Governo chega em duas tranches de 1,5 milhões de euros, uma agora e outra em julho.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai transferir, este mês, 1,5 milhões de euros para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) no âmbito do combate à doença Covid-19.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), a verba corresponde à primeira tranche dos três milhões de euros de apoio extraordinário aprovado no Orçamento do Estado para 2021, com o objetivo de ajudar as AHBV a enfrentar as dificuldades financeiras criadas pela pandemia.

Os restantes 1,5 milhões de euros serão pagos no mês de julho.

Tal como foi transmitido à Liga dos Bombeiros Portugueses em dezembro passado pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, o MAI explica que os três milhões de euros serão distribuídos de acordo com a proporção do financiamento permanente atribuído a cada AHBV.

O MAI afirma ainda que o Governo quase duplicou o valor da transferência anual – de 3% para 5% do financiamento permanente das AHBV – para o Fundo de Proteção Social dos Bombeiros, e que o Orçamento Suplementar, aprovado em julho, veio ainda estabelecer um plano de apoio de emergência para o financiamento imediato das AHBV no valor de cerca de sete milhões de euros.

O Orçamento do Estado para 2021 prevê um financiamento de 28,6 milhões de euros para as AHBV, ao qual acrescem os referidos 3 milhões de euros de apoio extraordinário no âmbito da doença COVID-19.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+