Tempo
|
A+ / A-

Morreu Hubert Auriol, antigo vencedor e organizador do Dakar

10 jan, 2021 - 15:55 • Lusa

"O africano", como era conhecido, foi o primeiro piloto a conseguir vencer a prova em motas e em carros.

A+ / A-

O antigo piloto e vencedor do rali Dakar de todo-o-terreno em carros e motas Hubert Auriol morreu este domingo em Paris, aos 68 anos, vítima de problemas cardíacos, informou a imprensa francesa.

Auriol foi o primeiro piloto a conseguir vencer a prova em motas (1981 e 1983) e em carros (1992), antes de passar para o lado da organização durante uma década, entre 1995 e 2004, já ao serviço da Amaury Sports Organization (ASO).

Dirigiu outras provas de todo-o-terreno como o Africa Race ou o China Gran Rally.

Em 1987, ano em que sofreu um violento acidente na última participação de mota no Dakar, bateu o recorde da volta ao mundo em avião de hélices, em 88 horas e 49 minutos, juntamente com o piloto de Fórmula 1 Henry Pescarolo.

Nascido na Etiópia, em 1952, Auriol ficou conhecido como "Hubert, o africano", foi vítima de "um acidente cardiovascular, na sequência de um longo combate contra uma doença", disse a sua família à agência noticiosa AFP.

Na sua autobiografia, publicada em 2019, Auriol resumiu o seu estado de espírito: "Se é impossível, deve ser interessante".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+