Tempo
|
A+ / A-

Tráfico de droga dispara em ano de pandemia

09 jan, 2021 - 09:13 • Redação

O haxixe e a heroína são os dois tipos de estupefacientes mais traficados pelas organizações criminosas.

A+ / A-

As polícias portuguesas apreenderam, no ano passado, mais de 29 toneladas de haxixe, uma quantidade nove vezes superior à de 2019, notícia o Jorrnal de Notícias (JN).

Já a apreensão de heroína quase duplicou, ultrapassando os 22 quilos, refere o mesmo jornal, que cita dados da Polícia Judiciária (PJ).

Nestas operações policiais foram confiscados 12,5 milhões de euros, em dinheiro vivo, a cartéis com atividade em Portugal. Os traficantes ficaram ainda sem mais de uma centena de carros, nove barcos e até uma aeronave usados no tráfico.

"Registou-se um grande aumento ao nível das quantidades apreendidas de haxixe e de heroína comparativamente a 2019", sintetiza, ao JN, a Judiciária.

Os números nacionais acompanham a tendência europeia, que, em ano marcado pela Covid-19, foi de aumento do tráfico de estupefacientes.

A Europol alerta, aliás, para os lucros cada vez maiores das organizações criminosas internacionais, que não hesitam em recorrer a assassinos contratados e a ataques bombistas para dominar os seus territórios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+