Tempo
|
A+ / A-

Transição na Casa Branca

EUA. Democratas avançam com pedido de destituição de Donald Trump na segunda-feira

08 jan, 2021 - 20:15 • André Rodrigues com Reuters

Representantes democratas fundamentam o pedido de impeachment com acusação formal de incitamento à violência contra o Governo dos Estados Unidos.

A+ / A-

Os congressistas do Partido Democrata na Câmara dos Representantes dos EUA tencionam avançar, já na próxima segunda-feira, com um pedido de destituição de Donald Trump.

Fontes próximas dos legisladores explicam que os artigos, que consubstanciam acusações formais de má conduta, foram redigidos pelos representantes democratas David Cicilline, Ted Lieu e Jamie Raskin, após o ataque de quarta-feira ao Capitólio por parte de apoiantes do Presidente cessante.

A cópia da medida que foi distribuída entre os membros do Congresso acusa Donald Trump de "incitar à violência contra o governo dos Estados Unidos", numa tentativa de anular a sua derrota para Joe Biden nas eleições de novembro do ano passado.

Os documentos citam, também, o telefonema em que Trump pede ao secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, que “encontrasse” votos suficientes para anular a eleição daquele estado, em que Joe Biden ganhou.

Os representantes democratas consideram que “o presidente Trump pôs em perigo a segurança dos Estados Unidos e das suas instituições de Governo” e “ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e colocou em perigo um braço coordenado do governo”.

De acordo com uma sondagem Reuters/Ipsos, 57% dos norte-americanos dizem-se favoráveis à destituição imediata de Donald Trump, 70% reprovam os episódios violentos levados a cabo pelos apoiantes de Donald Trump e 68% censuram a ação do Presidente cessante, na sequência dos acontecimentos do Capitólio.

Cinco pessoas morreram e mais de 50 foram detidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    08 jan, 2021 Lisboa 22:05
    Destituição e PRISÃO de Donald Trump! Trump é responsável pela morte de 5 pessoas, 4 delas que faziam parte da escumalha que o apoia.

Destaques V+