Tempo
|
A+ / A-

Debates presidenciais

De cobarde a vigarista. Marisa Matias e André Ventura trocaram insultos

07 jan, 2021 - 22:36 • Eunice Lourenço

Candidatos presidenciais com visões opostas sobre saúde, educação e migrações. Ventura diz que Marcelo não devia ter promulgado a Lei de Bases da Saúde.

A+ / A-

Não foi bem um debate. Mais do que argumentos, Marisa Matias e André Ventura trocaram insultos e estiveram à beira de ficarem sem palavra, já quase no fim do debate, com a moderadora, Clara de Sousa, a ameaçar cortar o som dos microfones.

Com posições opostas no espetro político e opiniões divergentes sobre todos os assuntos levados a debate, os dois candidatos até discordam do que fazer caso um deles fosse eleito e tivesse de dar posse a um governo que incluísse o partido do outro.

O debate começou, precisamente, por aí, com André Ventura a dizer que Marisa Matias “é uma candidata irresponsável” por dizer que não daria posse a um governo que incluísse ministros do Chega.

“O Chega é um partido que faz parte hoje da democracia”, garantiu Ventura, considerando que ninguém pode dizer “há aqui uns eleitores que contam mais do que outros para o jogo da democracia”.

Marisa Matias, que fez questão de começar a primeira intervenção com uma referência à “situação muito dramática” que se viveu quarta-feira nos EUA, reafirmou que não daria posse a um governo que inclua o Chega porque “um Presidente não pode dar posse a um governo que tenha um ministro que defende a discriminação das pessoas em função da cor da pele”.

“Eu daria posse a um governo que tivesse o Bloco de Esquerda”, contrapôs Ventura, acrescentando que, depois, lutaria contra medidas que esse governo quisesse tomar, como expropriações e nacionalizações.

Marisa Matias, contudo, disparou para um dos ataques que levava preparados para tentar mostrar que Ventura não é de confiança e fez referência às buscas feitas pela Polícia Judiciária no gabinete do candidato.

“Não foi o Chega que teve um Ricardo Robles, não foi o Chega que deu moradas falsas no Parlamento”, reagiu Ventura, lembrando que aquelas buscas ocorreram na mesma operação de investigação a financiamentos partidários que também fez buscas na Câmara de Lisboa de cuja maioria o Bloco faz parte.

A partir daqui os insultos foram em crescendo. Marisa Matias acusou o líder do Chega de ser “cobarde e troca-tintas” por só propor medidas contra os fracos e nunca apontar o dedo a quem tem o poder económico.

“Se há vigarista nesta mesa está desse lado”, atacou André Ventura.

Quando o tema passou para as migrações, André Ventura defendeu regras apertadas na entrada de migrantes na Europa porque não quer uma Europa em que uns pagam e outros têm regalias. “É um discurso que envergonha qualquer democrata”, condenou a eurodeputada, que voltou a chamar “cobarde” ao adversário político.

“Cobarde” foi também o adjetivo que usou para acusar Ventura de querer “tirar apoios sociais aos mais pobres dos pobres dos Açores”.

Educação e saúde foram outros dois temas deste debate, com André Ventura a defender que todos os portugueses devem poder escolher em que escola colocam os filhos e ser apoiados pelo Estado para pagar essa escolha e a considerar que Marcelo Rebelo de Sousa não devia ter promulgado a Lei de Bases da Saúde feita com um acordo à esquerda.

“Não podemos continuar a ter PPP (parcerias público-privadas), independentemente de funcionarem bem ou não”, disse a candidata do Bloco que defende que, para combater a pandemia, o Estado deve usar também os meios privados.

A terminar, Marisa Matias voltou a fazer referência ao caso das investigações da PJ no gabinete de Ventura, lembrou que o candidato foi militante do PSD e aplaudiu as políticas da troika e elencou outros casos que considera que mostram como o candidato do Chega é “troca-tintas” e quer “fazer de tudo um lamaçal”.

“Nem o próprio candidato André Ventura se leva a sério, sou eu que o vou levar a sério? Claro que não!”, rematou.

Minutos antes, Ventura já tinha proclamado a sua vitória: “Sabia que vinha debater comigo, sabia que não vinha debater com o Rato Mickey. Não consegue desenvolver uma ideia sem me atacar. Teve azar hoje: vinha preparado para acabar consigo.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    08 jan, 2021 NORTENHO 19:00
    Pergunto. Os Candidatos Marcelo e Vitorino DESISTIRAM?
  • EU
    08 jan, 2021 NORTENHO 17:07
    Pelo que vejo parece-me que andam MOSQUITOS a sair pelas janelas, não?
  • Anónimo
    08 jan, 2021 Lisboa 14:45
    Enganei-me no nome, é Clara de Sousa
  • Anónimo
    08 jan, 2021 Lisboa 14:31
    Um debate que demonstra o quão podre está a comunicação social quando insiste em levar ao colo o arruaceiro André Ventura (candidato apoiado pela escumalha de extrema-direita). Em particular todo o meu repúdio em relação à atitude da pseudo-jornalista Clara Ferreira Alves, que deveria ser demitida urgentemente pois em todos os debates insiste em posicionar-se do lado do arruaceiro e tolerar as suas faltas de respeito pelos outros candidatos. Em diversas vezes o arruaceiro interrompeu a candidata Marisa Matias, ao que Marisa Matias disse-lhe, e bem, para não a interromper que ela nunca o interrompeu (mesmo quando o arruaceiro disse as maiores barbaridades falsidades). Ora isto era o que a pseudo-jornalista Clara Ferreira Alves deveria ter feito como MODERADORA mas em vez disso resolveu defender o menino e dizer "não vamos por aí". Sempre que o arruaceiro interrompia a candidata Marisa Matias, a pseudo-jornalista Clara Ferreira Alves reforçava a ideia do arruaceiro em vez de mandá-lo esperar pela sua vez para falar. Que moderação é esta? Demissão desta pseudo-jornalista já e consequente processo na ERC! Por fim, a pseudo-jornalista tolerou que o arruaceiro tivesse mentido deliberadamente sobre as alegadas faltas apresentadas pelo Bloco de Esquerda em 2020, ano de PANDEMIA em que faltar era um DEVER para impedir a propagação do vírus, e o próprio líder partidário Rui Rio chegou a repreender a sua própria bancada por não respeitar as regras de combate à Covid-19!
  • João Lopes
    08 jan, 2021 Viseu 11:46
    Quem assistiu ao debate reconhecerá que a RR não fez um trabalho isento...
  • filipe sousa
    08 jan, 2021 vila nova de gaia 08:43
    Gente como o Ventura acaba sempre como o padrinho americano do Chega. Corridos do poder por indecente e má figura. Trump levou os EUA à beira da guerra civil. É isto que queremos para Portugal?

Destaques V+